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Type: Artigo de Periódico
Title: Estratégias de enfrentamento da evasão escolar via tecnologias digitais: uma experiência no IFS-Campus Lagarto
Other Titles: Estrategias para combatir la deserción escolar a través de tecnologías digitales: una experiencia en IFS-Campus Lagarto
Title in English: Strategies to combat school dropouts via digital technologies: an experience at IFS-Campus Lagarto
Authors: Souza, Fábio Kalil de
Guimarães, Wagner dos Santos
Guedes, Josêvania Teixeira
Alves, Maria José Barreto
Keywords: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC;Estratégias de enfrentamento;Evasão escolar no Ensino Técnico;Equipe Multiprofissional;Covid-19;Estrategias de confrontación;Digital Technologies of Information and Communication-TDIC;Coping strategies;Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación-TDIC
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Labor
Citation: SOUZA, Fábio Kalil de; GUIMARÃES, Wagner dos Santos; GUEDES, Josêvania Teixeira; ALVES, Maria José Barreto. Estratégias de enfrentamento da evasão escolar via tecnologias digitais: uma experiência no IFS-Campus Lagarto. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 242-261, jul./dez. 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Sabe-se que o desenvolvimento de uma nação e a inserção e ascensão sociais do indivíduo passam pela educação, tanto informal quanto formal, sistemática. Nesta,a escola representa o lócus central de formação na Educação Básica, e a permanência do estudante se configura condição para êxito e continuidade dos estudos em fases posteriores. Do contrário, abandonar ou evadir-se desse espaço pode gerar danos para a sociedade e ao próprio sujeito. No Brasil a evasão escolar acontece em diferentes níveis e modalidades de ensino e se constitui um dos principais problemas sistêmicos enfrentados por governantes e gestores educacionais nas últimas décadas. Não obstante, tal fenômeno aprofundado pela pandemia Covid-19provoque prejuízos humanos e socioeconômicos, tem sido vigorosamente combatido por ações institucionais e políticas públicas, embora resultados nem sempre louváveis estejam sendo alcançados. Este trabalho trata de busca de soluções via tecnologias para dirimir a evasão no Ensino Médio no duro período do novo coronavírus. Tem como objetivo geral tão somente descrever as estratégias de enfrentamento da evasão escolar no ensino técnico de nível médio desenvolvidas pela equipe multiprofissional do IFS-Campus Lagarto com utilização de instagram, ligações telefônicas, aplicativo de bate-papo online e de vídeo-chamadas. Como método optou-se por uma abordagem qualitativa de cunho descritivo. O estudo indica a viabilidade e eficácia de acompanhamento psicossocial e pedagógico pela equipe multidisciplinar por meio dessas tecnologias, a consequente contribuição desse processo para permanência e inclusão digital de estudantes e aponta limites e possibilidades de novas pesquisas.
Abstract: It is known that the development of a nation and the insertion and social ascension of the individual go through education, both informal and formal, systematic. In this, the school represents the central locus of formation in Basic Education, and the permanence of the student is a condition for success and continuity of studies in later stages. Otherwise, abandoning or escaping from this space can cause damage to society and to the subject himself. In Brazil, school dropout occurs at different levels and teaching modalities and constitutes one of the main systemic problems faced by governments and educational managers in recent decades. Despite,this phenomenon deepened by the Covid-19 pandemic causing human and socioeconomic damage, it has been vigorously fought by institutional actions and public policies, although results are not always commendable. This work deals with the search for solutions via technologies to reduce high school dropout in the harsh period of the new coronavirus. Its general objective is only to describe the strategies for coping with school dropout in high school technical education developed by the multidisciplinary team of the IFS-Campus Lagarto using instagram, phone calls, online chat and video calls. As a method, a qualitative descriptive approach was chosen. The study indicates the feasibility and effectiveness of psychosocial and pedagogical monitoring by the multidisciplinary team through these technologies, the consequent contribution of this process to the permanence and digital inclusion of students and points out limits and possibilities for further research.
Abstract in Spanish: Se sabe que el desarrollo de una nación y la inserción y ascensión social del individuo pasan por la educación, tanto informal como formal, sistemática. En esto, la escuela representa el lugar central de la formación en Educación Básica, y la permanencia del alumno es condición para el éxito y la continuidad de los estudios en etapas posteriores. De lo contrario, abandonar o escapar de este espacio puede causar daños a la sociedad y al propio sujeto. Lo Brasil, la deserción escolar ocurre en diferentes niveles y modalidades de enseñanza y constituye uno de los principales problemas sistémicos que enfrentan los gobiernos y los gestores educativos en las últimas décadas. A pesar de este fenómeno, agravado por la pandemia Covid-19 causando daños humanos y socioeconómicos, se ha combatido vigorosamente con acciones institucionales y políticas públicas, aunque no siempre se están logrando resultados encomiables. Este trabajo trata de la búsqueda de soluciones a través de tecnologías para reducir la deserción escolar en el duro período del nuevo coronavírus. Su objetivo general es únicamente describir las estrategias de afrontamiento del abandono escolar en la educación técnica secundaria desarrolladas por el equipo multidisciplinario del IFS-Campus Lagarto utilizando instagram, llamadas telefónicas, chat online y videollamadas. Como método se eligió un enfoque cualitativo de uno descriptivo. El estudio indica la viabilidad y efectividad del seguimiento psicosocial y pedagógico por parte del equipo multidisciplinario a través de estas tecnologías, la consecuente contribución de este proceso a la permanencia e inclusión digital de los estudiantes, y señala límites y posibilidades para futuras investigaciones.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65710
ISSN: 1983-5000
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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