Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65706
Tipo: Dissertação
Título: Capital social, capital físico e a vulnerabilidade do homem do campo: um estudo de caso no município de Tauá, Ceará
Autor(es): Mayorga, Fernando Daniel de Oliveira
Orientador: Khan, Ahmad Saeed
Palavras-chave: Vulnerabilidade social;Pobreza rural;Abastecimento de água
Data do documento: 2002
Citação: MAYORGA, Fernando Daniel de Oliveira. Capital social, capital físico e a vulnerabilidade do homem do campo: um estudo de caso no município de Tauá, Ceará. 2002. 130 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65706. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: O município de Tauá está localizado no Sertão do Inhamuns no estado do Ceará, uma das regiões mais atingidas pelos impactos das secas periódicas, com suas sequelas sobre a produção e consequentemente sobre a qualidade de vida do sertanejo. Empiricamente observa-se que, durante as crises climáticas, as comunidades têm limitados mecanismos de defesa. Supõe-se que o capital social, como mecanismo aglutinador e facilitador de ações coordenadas, fortaleça as comunidades e diminua a vulnerabilidade. Quando a seca aperta, o homem do campo apela, em última instância, aos saques na sede do município, para resolver suas necessidades básicas de alimentação. As autoridades, por sua vez, respondem, para conciliar o problema, com carros pipa a fim de providenciar água para a população, frentes de serviço e cestas básicas. Estas providências emergenciais amenizam a situação no curto prazo. Porém, medidas de médio e longo prazo, na tentativa de reduzir a pobreza e a vulnerabilidade do homem do campo, não são tomadas. Como estas medidas devem surgir das necessidades reais da população, é preciso da efetiva participação dos mesmos na elaboração e implementação de planos de desenvolvimento junto as autoridades para, desta maneira, garantir não somente a efetividade e transparência, mas também a realização de empreendimentos que garantam, em ordem de prioridades, a redução da vulnerabilidade do sertanejo. No presente estudo pretende-se verificar e analisar a importância do capital social e o capital físico na estratégia de convivência das comunidades de Lustal e Sitio Lagoa com as estiagens. Para alcançar esta finalidade, elaborou-se um questionário, contendo uma lista de variáveis, considerando capital social, e solicitou-se sua ponderação por especialistas na área. Desta lista selecionaram-se as dez variáveis com maior frequência. A seguir, na sede do município de Tauá, solicitou-se a colaboração de técnicos e agentes rurais com reconhecida experiência das comunidades e solicitou-se a ponderação das variáveis, incluindo as variáveis mais representativas de capital físico. Com estas informações, criou-se um Índice que mostra a importância do capital social na redução da vulnerabilidade, assim como, também, a preponderância do capital social sobre o capital físico, nas comunidades pesquisadas.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65706
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_dis_fdomayorga.pdf29,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.