Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65691
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantana, José Rogério-
dc.contributor.authorSilva, Daniela de Morais-
dc.date.accessioned2022-05-10T12:49:43Z-
dc.date.available2022-05-10T12:49:43Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Daniela de Morais. Criação de videoaulas como prática de multiletramento digital. Orientador: José Rogério Santana. 2021. 56 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65691-
dc.description.abstractThe present work investigates the process of creating video lessons as a practice of digital multiliteracy and its competences. The main objective of this study is to verify if the construction of knowledge and skills for the creation of video classes contribute to the exercise of digital literacies, the aim is also to identify the specific types of literacy worked during this process. For this purpose, it was selected as the object of study the Teacher Training for the Creation and Didactic Use of Video Lessons course, offered by LABPAM/CDMaker of the Faculty of Education of the Federal University of Ceará. This research, of an exploratory nature, had as a theoretical reference works on education and digital technologies, digital literacy and video classes, with some of the authors researched being: Móran (1995), Tavares (2013), Lévy (1999), Freire (1996), Buzato (2006) and Dudeney, Hockly and Pegrum (2016). The latter authors propose a classification of the types of digital literacy and their work served as basis for the investigation of the course’s lessons. After making a transcription of the course classes, the main moments were analyzed in order to verify the practice of digital multiliteracy and to identify the specific types of literacies in exercise. A digital literacy framework created by UNESCO (2018) was also used in order to detect the use of skills related to digital multiliteracy by the course participants. The results show that the knowledge and skills developed in the creation of video classes articulate several types of digital literacies, therefore a training with the purpose of educate people for the production of this audiovisual resource is constituted as a practice of digital multiliteracy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectVideoaulaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectVideo lessonspt_BR
dc.titleCriação de videoaulas como prática de multiletramento digitalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho investiga o processo de criação de videoaulas enquanto prática do multiletramento digital e de suas competências. O objetivo principal deste estudo é verificar se a construção de conhecimentos e habilidades para a criação de videoaulas contribuem para o exercício dos letramentos digitais, busca-se também identificar os tipos específicos de letramento trabalhados durante esse processo. Para isso foi selecionado como objeto de estudo o curso de Formação de Professores para Criação e Uso Didático de Videoaulas, ofertado pelo LABPAM/CDMaker da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa, de cunho exploratório, teve como referencial teórico trabalhos sobre educação e tecnologias digitais, letramento digital e videoaulas, sendo alguns dos autores pesquisados: Móran (1995), Tavares (2013), Lévy (1999), Freire (1996), Buzato (2006) e Dudeney, Hockly e Pegrum (2016). Os últimos autores propõem uma classificação dos tipos de letramento digitais e o trabalho deles serviu como base para a investigação das aulas do curso de videoaulas. Após ser realizada uma transcrição das aulas do curso, os principais momentos foram analisados com a finalidade de verificar a prática do multiletramento digital e identificar os tipos específicos de letramentos em exercício. Também foi utilizado um indicador de letramento digital criado pela UNESCO (2018) com o objetivo de detectar o emprego de competências relacionadas ao multiletramento digital pelos participantes da formação. Os resultados mostram que os conhecimentos e habilidades envolvidos na criação de videoaulas articulam diversos tipos de letramentos digitais, portanto uma formação com a finalidade de capacitar pessoas para a produção desse recurso audiovisual se constitui como uma prática de multiletramento digital.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_dmsilva.pdf470,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.