Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65685
Tipo: | TCC |
Título: | A importância da literatura infantil e contação de histórias para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais na criança |
Autor(es): | Masquita, Márcia Rodrigues de |
Orientador: | Costa, Alexandre Santiago da |
Palavras-chave: | Literatura infantil;Emoções;Contações de histórias;Children's literature;Storytelling |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | MESQUITA, Marcia Rodrigues de. A importância da literatura infantil e contação de histórias para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais na criança. Orientador: Alexandre Santiago da Costa. 2021. 38 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | A presente pesquisa traz a importância da literatura infantil, através das contações de histórias para o desenvolvimento socio emocional da criança, mostrando o quanto est a atividade lúdica poderá ajudar as crianças nos processos emocionais, fazendo com que as mesmas possam compreender e lidar com suas emoções, regras, resolver conflitos, exercitar o respeito ao próximo e aceitação das diferenças, comunicar se melhor, desenvo lvendo inclusive a autoconfiança. Este estudo mostra também o papel dos professores e professoras nesse processo, pois poderão trabalhar nas crianças os valores, compreensão do mundo que as cercam, criatividade, senso crítico e reflexão, com a intenção de formar pessoas mais humanas, que trarão mudanças não só no meio escolar ou familiar, mas principalmente no meio social no qual elas vivem. É de extrema importância que a criança reconheça suas emoções, entendam que seus sentimentos são normais, inclusive o s sentimentos negativos, como raiva, medo, e o quanto é necessário aprender a controlá los. Muitas vezes por não conseguirem falar com naturalidade ou facilidade sobre o que estão sentindo, as crianças acabam se expressando melhor através da ludicidade e é nesse contexto de compreensão desses sentimentos que entra a literatura infantil, a contação de histórias auxiliando nesse processo que aos poucos será construído com a criança. O trabalho também abordará um programa da ASEC “Amigos do Zippy” que trabalha m com as emoções das crianças em sala de aula, mostrando que a partir das contações de histórias as crianças passam a falar mais sobre seus sentimentos e emoções. Conclui se assim o quanto a literatura infantil e contações de histórias podem desenvolver em sala de aula um trabalho positivo em relação ás habilidades socioemocionais , onde as crianças se conhecem melhor e consequentemente passam a compreender e respeitar mais o outro. |
Abstract: | This research brings the importance of children's literature, through storytelling for the child's socio emotional development, showing how much this playful activity can help children in emotional processes, making them understand and deal with their emotions, rules , resolve conflicts, exercise respect for others and accept differences, communicate better, including developing self confidence. This study also shows the role of male and female teachers in this process, as they will be a ble to work on children values, understanding of the world around them, creativity, critical sense and reflection, with the intention of forming more humane people, which will bring changes not only in school or family, but mainly in the social environment in which they live. It is extremely important that the child recognizes his emotions, understand that his feelings are normal, including negative feelings, such as anger, fear, and how much it is necessary to learn to control them. Often because they are unable to speak naturally or easily about what they are feeling, children end up expressing themselves better through playfulness and it is in this context of understanding these feelings that children's literature enters, storytelling helping in this proc ess that will gradually be built with the child. The work will also address an ASEC program "Friends of Zippy" that work with children's emotions in the classroom, showing that from storytelling children start to talk more about their feelings and emotions . It is concluded, therefore, how much children's literature and storytelling can develop positive work in the classroom in relation to socio emotional skills, where children know each other better and consequently come to understand and respect each other more. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65685 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_mrmesquita.pdf | 915,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.