Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65683
Type: TCC
Title: A imagem pública de Bolsonaro na gestão da pandemia de COVID-19 sob a ótica de veículos de imprensa internacionais
Authors: Sousa, Sabrina Teixeira de
Advisor: Sousa, Maria Aparecida de
Keywords: Jair Messias Bolsonaro;Pandemia;Imagem Pública;Covid-19
Issue Date: 2022
Citation: SOUSA, Sabrina Teixeira de. A imagem pública de Bolsonaro na gestão da pandemia de COVID-19 sob a ótica de veículos de imprensa internacionais. Orientadora: Maria Aparecida de Sousa. 2022. 61 f. TCC (Graduação em Jornalismo) - Curso de Graduação em Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo deste trabalho é analisar títulos e subtítulos de matérias publicadas em jornais internacionais a fim de identificar qual a imagem pública construída para o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, sob o contexto sócio-histórico da pandemia de Covid-19. Para tanto, foram selecionados três veículos de imprensa, o jornal norte-americano The New York Times e o francês Le Monde, e a agência de notícias chinesa Xinhua, de onde extraímos publicações que citassem o governante do Brasil. A pandemia de Covid-19 teve início em janeiro de 2020 e até o fim de 2021 havia causado a morte de cerca de 5 milhões de pessoas no mundo, sendo mais de 600 mil apenas no Brasil. Esse período mostrou-se um desafio para todos, em especial para os governantes que precisaram rapidamente traçar estratégias de controle para a inesperada crise sanitária. Observando este contexto, aplicamos a metodologia da Análise do Discurso da escola francesa para analisar os sentidos atribuídos às ações do presidente brasileiro, através dos discursos jornalísticos de outros países. Esta análise revela que Bolsonaro teve sua imagem pública deteriorada durante a pandemia, quando foi frequentemente retratado de maneira negativa, apresentado como um gestor negligente. A população brasileira também recebeu representações negativas, sendo ocasionalmente apontada como vítima da falta de diligência de seu chefe de governo.
Abstract: The objective of this work is to analyze titles and subtitles of articles published in international newspapers in order to identify the public image built for the Brazilian president Jair Bolsonaro, under the socio-historical context of the Covid-19 pandemic. For this purpose, three media outlets were selected, the American newspaper The New York Times and the French newspaper Le Monde, and the Chinese news agency Xinhua, from which we extracted publications that cited the ruler of Brazil. The Covid-19 pandemic began in January 2020 and by the end of 2021 had caused the death of about 5 million people worldwide, more than 600,000 in Brazil alone. This period proved to be a challenge for everyone, especially for government officials who had to quickly devise control strategies for the unexpected health crisis. Observing this context, we applied the Discourse Analysis methodology of the French school to analyze the meanings attributed to the actions of the Brazilian president, through journalistic discourses from other countries. This analysis reveals that Bolsonaro had his public image deteriorated during the pandemic, when he was often portrayed in a negative light, presented as a negligent manager. The Brazilian population also received negative representations, being occasionally identified as a victim of the lack of diligence of its head of government.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65683
Appears in Collections:JORNALISMO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_stsousa.pdf1,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.