Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65679
Tipo: | TCC |
Título: | A luta de classes no cinema: uma análise do discurso das relações de classe no filme “Que horas ela volta?”. |
Autor(es): | Vieira, Diogo da Silva |
Orientador: | Sousa, Maria Aparecida de |
Palavras-chave: | Cinema;Luta de classes;Alienação |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | VIEIRA, Diogo da Silva. A luta de classes no cinema: uma análise do discurso das relações de classe no filme “Que horas ela volta?”. Orientadora: Maria Aparecida de Sousa. 2022. 63 f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A luta de classes é um conceito marxista fundamentado nas relações econômicas entre as classes sociais, onde a classe burguesa explora a classe operária para assim aumentar os seus lucros. Esta monografia pretende trabalhar esse conceito através do cinema. O propósito é analisar e entender os discursos que indicam a luta de classes na cinematografia brasileira, bem como demonstrar a importância do cinema como veículo de comunicação que nos ajuda a entender a realidade das classes sociais no país. Para isso, apresenta-se algumas reflexões sobre o cinema no Brasil, desde o advento do Cinema Novo até os mais recentes trabalhos nos quais é possível identificar os discursos de lutas de classes e fazer um paralelo entre os diferentes ciclos do cinema nacional. A metodologia adotada consiste em uma análise dos discursos fundamentada principalmente nas definições de Michel Foucault, assim como se faz necessário a compreensão do conceito semiológico dos signos. Utiliza-se como objeto de estudo deste trabalho o filme Que Horas Ela Volta? (2015) e nele pode-se compreender como o discurso das personagens faz referência a luta de classes na contemporaneidade. De acordo com as análises realizadas é possível mostrar que a personagem principal da trama, uma empregada doméstica, vive em um estado de alienação em seu trabalho, principalmente na relação com os patrões, que são da classe burguesa. E por fim, pode-se perceber, no filme, como a relação de dominação vai sendo rompida a partir do momento em que a personagem começa a ter consciência de classe. |
Abstract: | Class struggle is a Marxist concept based on economic relations between social classes, where the bourgeois class exploits the working class in order to increase its profits. This monograph intends to work on this concept through cinema. The purpose is to analyze and understand the discourses that indicate the class struggle in Brazilian cinematography, as well as demonstrate the importance of cinema as a communication vehicle that helps us understand the reality of social classes in the country. For this, some reflections on cinema in Brazil are presented, from the advent of Cinema Novo to the most recent works in which it is possible to identify the discourses of class struggles and draw a parallel between the different cycles of national cinema. The adopted methodology consists of an analysis of the speeches based mainly on the definitions of Michel Foucault, as well as the understanding of the semiological concept of signs is necessary. The object of study of this work is the film Que Horas Ela Volta? (2015) and through it one can understand how the characters' discourse refers to the contemporary class struggle. According to the analyzes carried out, it is possible to show that the main character of the plot, a maid, lives in a state of alienation in her work, especially in relation to her bosses, who are from the bourgeois class. And finally, one can see, in the film, how the relationship of domination is broken from the moment the character begins to become aware of class. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65679 |
Aparece nas coleções: | JORNALISMO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_dsvieira.pdf | 988,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.