Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65672
Tipo: Dissertação
Título : A contribuição da educação musical no ensino integrado integral: um aprendizado para a vida
Título en inglés: The contribution of musical education in integrated education integral: a learning for life
Autor : Carneiro, Rubens Tadeu Passos
Tutor: Rogério, Pedro
Palabras clave : Educação musical;Ensino Integrado Integral;Habitus musical
Fecha de publicación : 2022
Citación : CARNEIRO, Rubens Tadeu Passos. A contribuição da educação musical no ensino integrado integral: um aprendizado para a vida. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A pesquisa tem como tema “A Contribuição da Educação Musical na Educação Integral Integrada: Um aprendizado para a vida”. Torna-se importante compreender como a Educação Musical pode auxiliar na formação humana do aluno, principalmente quando relacionada a uma matriz curricular que tem vocação para a formação técnica. Que competências e habilidades a Educação Musical pode promover na construção do indivíduo? Portanto, a investigação tem os seguintes objetivos: analisar qual a percepção dos alunos em relação à Educação Musical desenvolvida no IFCE; e compreender a formação do habitus musical dos alunos e o papel da Educação Musical na Educação Integrada Integral. Para tanto, utiliza-se o aporte teórico da Praxiologia de Pierre Bourdieu e alguns de seus conceitos como “habitus”, “campo” e “agentes”. Neste estudo de caso foi adotada a metodologia por meio de pesquisa qualitativa, que utiliza estratégias como narrativa e entrevistas semiestruturadas. Foi analisada a visão do aluno em relação ao ensino de música, na disciplina de Educação Artística, Cultura e Música, seu habitus musical, habilidades cognitivas que proporcionam acesso ao conhecimento artístico cultural, tendo como modelo a educação omnilateral, integrando conhecimentos específicos com conhecimentos gerais. Em conclusão, constatou-se que atividades relacionadas à educação musical, bem com a disciplina de arte educação, cultura e música, possibilitaram aos alunos adquirir competências relacionadas a habilidades críticas e reflexivas desenvolvidas, trabalho em grupo, respeito à diversidade, capacidade de dialogar aspectos relacionados à técnica e linguagens musicais teóricas que auxiliam o desenvolvimento cultural e a formação humana do aluno.
Abstract: The research has as its theme "The Contribution of Music Education in Integral Integrated Education: A learning for life". It becomes important to understand how Music Education can help in the human formation of the student, especially when related to a curricular matrix that has an inclination towards technical training. What skills and abilities can the Music Education promote in the construction of the individual? Therefore, the investigation has the following objectives: to analyze what is the perception of students in relation to Music Education developed at IFCE; and to understand the formation of the students' musical habitus and the role of Music Education in Integral Integrated Education. For this purpose, the theoretical contribution of Pierre Bourdieu's Praxiology and some of its concepts such as “habitus”, “field” and “agents” are used. In this case study was adopted the methodology through qualitative research, which uses strategies such as narrative and semi-structured interviews. It was analyzed the student's view in relation to music teaching, in the discipline of Art Education, Culture and Music, his musical habitus, cognitive skills that provide access to cultural artistic knowledge, having the omnilateral education as model, integrating specific knowledge with general knowledge. In conclusion, was constated that related activities music education, well with art education discipline, culture and music, this made possible to students purchase competences related critical and reflexive developed skills, work in group, respect to diversity, abilities to dialogue related aspects to technics and theory music languages that help the cultural development and human formation of the student.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65672
Aparece en las colecciones: PROFARTES - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_dis_rtpcarneiro.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.