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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa, Antônio Lisboa Teles da-
dc.contributor.authorFreire, Laura Lúcia Ramos-
dc.date.accessioned2022-05-09T19:43:11Z-
dc.date.available2022-05-09T19:43:11Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationFREIRE, Laura Lúcia Ramos. Fatores explicativos da competitividade da indústria nordestina. 2000. 151f. Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65671-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectIndústria nordestinapt_BR
dc.titleFatores explicativos da competitividade da indústria nordestinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo principal dessa dissertação é analisar os impactos da globalização e da abertura comercial sobre a Região Nordeste e, mais especificamente, sobre a indústria nordestina, identificando quais os fatores explicativos da competitividade das empresas nordestinas. Desse modo, procurou-se analisar, através de pesquisa empírica, o desempenho das empresas industriais nordestinas, tendo como referencial as empresas com inserção nos mercados nacional e internacional. A análise concluiu que estas empresas implementam mais intensamente estratégias competitivas visando manter uma posição sustentável nesses mercados. As demais empresas ainda precisam evoluir na posição de parcerias com clientes e fornecedores, na qualificação da mão de obra, e na introdução de novos métodos de organização da produção, do trabalho e da gestão da qualidade. Através de análise econométrica , procurou-se , então, identificar os fatores que determinam a eficiência e o desempenho das empresas industriais nordestinas, utilizando-se como indicadores a produtividade e a participação da empresa no mercado externo. Os resultados ressaltaram a importância do tamanho da empresa e a utilização de modernas técnicas de gestão na determinação dos níveis de produtividade. Por outro lado, a produtividade, a utilização de matéria prima importada, e a estratégia de atuar no mercado externo têm impacto positivo na probabilidade da empresa participar no comércio internacional.pt_BR
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