Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65660
Tipo: Tese
Título: Estudos farmacológicos dos bloqueadores dos canais de cloreto ativados pelo cálcio e pelo volume celular na contratilidade do músculo liso longitudinal de fundo de estômago de rato
Autor(es): Scarparo, Henrique Clasen
Orientador: Criddle, David Neil
Palavras-chave: Estômago;Bloqueadores dos Canais de Cálcio;Músculo Liso;Ratos;Canais Iônicos;Serotonina;Canais de Cloreto
Data do documento: 2001
Citação: SCARPARO, Henrique Clasen. Estudos farmacológicos dos bloqueadores dos canais de cloreto ativados pelo cálcio e pelo volume celular na contratilidade do músculo liso longitudinal de fundo de estômago de rato. 2001. 240 f. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65660. Acesso em: 09/05/2022.
Resumo: O presente estudo investigou o envolvimento dos canais de cloreto ativados pelo cálcio intracelular (CI(Ca)) e pelo aumento do volume celular (CIswell) na contratilidade do músculo liso longitudinal de fundo de estômago de rato. Avaliamos os efeitos farmacológicos de vários bloqueadores de canais de cloreto: o ácido niflúmico (NFA), ácido 4,4’-diisotiocianatostilbeno2,2’-dissulfônico (DIDS), ácido 3’,5-diclorodifenilamina-2-carboxílico (DCDPC), ácido 5-nitro-2-(3-fenilpropilamino) benzóico (NPPB) e o tamoxifeno (TAM), assim como o envolvimento dos gradientes de cálcio e cloreto transmembrana sobre as respostas contráteis induzidas pelos agonistas 5-hidroxitriptamina (5- HT, serotonina), acetilcolina (ACh) e prostaglandina-F2u (PGF2a), pelo cloreto de potássio (KCI) e pela solução hipotônica (SH) em estômago de rato. Avaliamos também os efeitos eletrofisiológicos do NFA e da nifedipina (NIF) sobre as alterações elétricas induzidas pela SH sobre a membrana celular. O NFA inibiu, seletivamente, as contrações induzidas pela 5-HT, reduziu, em menor proporção, as respostas induzidas pela PGF2a e não alterou os efeitos da ACh. Além disso, não alterou a contração induzida por 60mM e 20mM de KCI, sugerindo não interagir com os canais de cálcio dependentes de voltagem (VDCC) e nem ativar canajs de potássio, respectivamente. Em contraste, os efeitos do DCDPC não foram seletivos, inibindo as contrações induzidas pela 5-HT, ACh e pelo KCI. O DIDS foi menos potente do que o NFA e DCDPC, inibindo as repostas induzidas por 60mM de KCI apenas em alta concentração. As contrações induzidas pela 5-HT foram mais sensíveis aos efeitos do NFA e à remoção do cálcio e cloreto extracelulares do que aquelas induzidas pela ACh e pela PGF2a. Esta diferença de sensibilidades entre os agonistas pode indicar o envolvimento de diferentes mecanismos de transdução de sinais intracelulares. A SH produziu contrações sensíveis aó NFA, as quais foram parcialmente dependentes do cloreto e totalmente dependentes do cálcio extracelulares. Adicionalmente, os experimentos eletrofisiológicos demonstraram que o NFA inibiu a despolarização induzida pela SH enquanto que a NIF, um bloqueador seletivo para os VDCC, não mostrou qualquer efeito, possivelmente, sugerindo o envolvimento dos CI(Ca) nesse mecanismo. Desde que, nas concentrações empregadas, o NFA não iniba os VDCC e nem ative canais de potássio, nossos dados são condizentes com a nossa hipótese de que “a ativação dos canais de cloreto despolariza o músculo liso, permitindo o influxo de cálcio via VDCC, produzindo contração”. Concluindo, nossos resultados sugerem que os CI(Ca) possuam importante papel funcional no mecanismo de contração induzido pela 5-HT e que o NFA possa ser uma ferramenta farmacológica adequada para os estudos funcionais desses canais em músculo liso de estômago de rato.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65660
Aparece nas coleções:DFIFA - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_tese_hcscarparo.pdf13,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.