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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65645
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Experiências e expectativas discentes no contexto pandêmico da Covid-19 |
Other Titles: | Experiencias y expectativas del estudiante en el contexto pandémico del covid-19 |
Title in English: | Student experiences and expectations in the pandemic context of covid-19 |
Authors: | Mwewa, Christian Muleka Galindo, Julyana Sueme Winkler Oshiro Lima, Bárbara Fagundes |
Keywords: | Pandemia;Gênero;COVID-19;Pós-graduação;Pandemic;Gender;Graduate;Students;Género;Posgrado;Estudiantes |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | MWEWA, Christian Muleka; GALINDO, Julyana Sueme Winkler Oshiro; LIMA, Bárbara Fagundes. Experiências e expectativas discentes no contexto pandêmico da Covid-19. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 187-203, set./dez. 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Analisamos as experiências de algumas discentes da pós-graduação à luz do contexto pandêmico. Os depoimentos (entrevistas) aqui tomados como objeto servem de exemplo paradigmático que pretendem refletir, na especificidade, a generalidade dos enfrentamentos no referido contexto. Trazer à luz as perspecas discentes é um propósito que move as nossas reflexões, uma vez que “o lugar discente” da pós-graduação é um “lugar” de silenciamentos quando nos referimos às experiências no contexto pandêmico no ensino superior. A partir do recorte de gênero (feminino), ampliamos o debate e as reflexões sobre essa temática. Indicamos que, dentre tantas coisas que a pandemia revelou, talvez a principal delas seja a de não poder experienciar o sofrimento da mesma forma. Apesar de o sofrimento no contexto pandêmico poder ser compreendido de forma coletiva, ele atinge diferencialmente as pessoas, em especial, do ponto de vista do gênero. Portanto, o isolamento social compulsório exigiu das discentes da pós-graduação que modificassem seus modos de apreender e de aprender as suas atividades acadêmicas com extensão às relações no âmbito familiar, pes- soal e matrimonial. |
Abstract: | We analyzed the experiences of some graduate students in the light of the pandemic context. The testimonies taken here as an object serve as a paradigmatic example that intend to reflect, in specific terms, the generality of the confrontations in that context. Bringing to light the perspectives of students is a purpose that moves our reflections since the ‘student place’ of graduate education is a ‘place’ of silencing when we refer to experiences in the pandemic context in higher education. From the (female) gender perspective, we expand the debate and reflections on this theme. We indicate that among so many things that the pandemic has revealed, perhaps the main one, is that no one experiences suffering in the same way. Despite the fact that suffering in the pandemic context might be understood collectively, it affects people differentially, especially from the point of view of gender. Therefore, compulsory social isolation required graduate students to modify their ways of apprehending and learning their academic activities, extending to relationships in the family, personal and matrimonial spheres. |
Abstract in Spanish: | Analizamos las experiencias de algunos estudiantes de posgrado a la luz del contexto de la pandemia. Los testimonios (entrevistas) aquí tomados como objeto sirven como ejemplo paradigmático que pretenden reflejar, en términos específicos, la generalidad de los enfrentamientos en ese contexto. Sacar a la luz las perspectivas de los estudiantes es un propósito que mueve nuestras reflexiones, ya que el ‘lugar del estudiante’ de la educación de posgrado es un ‘lugar’ de silencio al referirse a experiencias en el contexto pandémico en la educación superior. Desde la perspectiva de género (femenino) ampliamos el debate y las reflexiones sobre este tema. Indicamos que entre tantas cosas que ha revelado la pandemia, quizás la principal, está que no se puede vivir el sufrimiento de la misma manera. Si bien el sufrimiento en el contexto de una pandemia puede entenderse colectivamente, afecta a las personas de manera diferencial, especialmente desde el punto de vista de género. Por tanto, el aislamiento social obligatorio obligó a los graduados a cambiar sus formas de aprehender y aprender sus actividades académicas, extendiéndose a las relaciones en el ámbito familiar, personal y matrimonial. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65645 |
ISSN: | 2526-0847 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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