Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65607
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Editorial |
Autor(es): | Lopes, Fátima Maria Nobre |
Palavras-chave: | A arte na Pandemia;A prática pedagógica na Pandemia;Ensino remoto emergencial;Projeto interdisciplinar;Docência e discência na Pandemia |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | LOSPES, Fátima Maria Nobre. Editorial. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 11-14, set./dez. 2021. |
Resumo: | Desde 1978, a revista Educação em Debate (EemD), periódico mais antigo da área de educação na região Nordeste, tem fomentado o debate em torno de temas vinculados à educação e áreas afins. No terceiro quadrimestre deste ano, com um dossiê sobre Docência do ensino superior no contexto pandêmico da covid-19: experiências e expectativas e de acordo com nossa política de internacionalização, continuamos a apresentar artigos oriundos de pesquisa - dores vinculados a instituições de ensino superior (IES) nacionais e estrangeiras. Numa ordem alfabética dos títulos dos artigos, o leitor encontrará, neste número, temas variados no campo da educação, que apresentamos a seguir. A arte e a pandemia de covid-19: o que está latente no ser social é o tema do primeiro artigo. Ele tem como objetivo evidenciar especificamente o aspecto formativo dos sentidos humanos que se estabelece através da arte neste momento de pandemia. O estudo se estrutura a partir da pesquisa teórico-bibliográfica, de modo a esboçar o contexto histórico vivenciado, considerando o debate de como o complexo da arte, por meio de algumas expressões artísticas produzidas ao longo da história, além de outras manifestações artísticas, apresenta-se diante do isolamento social causado por um vírus. O segundo artigo, A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto) biográficos em tempos da pandemia de covid-19, elaborado no formato epistolar, tem como objetivo propor uma reflexão sobre a carta como fonte de memória e formação de si. As ideias partiram da prática pedagógica no curso de licenciatura Educação do Campo na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O trabalho foi embasado a partir dos estudos de Bakhtin (2011), Freire (2000), Bragança (2011), Charlot (2014), Delory-Momberger (2012), Foucault (1983), Honório Filho (2011), Josso (2010), Passeggi (2016), Souza (2010) e Soares (2019). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65607 |
ISSN: | 2526-0847 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_fmnlopes.pdf | 187,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.