Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Fátima Maria Nobre-
dc.date.accessioned2022-05-06T14:42:22Z-
dc.date.available2022-05-06T14:42:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLOSPES, Fátima Maria Nobre. Editorial. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 11-14, set./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65607-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectA arte na Pandemiapt_BR
dc.subjectA prática pedagógica na Pandemiapt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectProjeto interdisciplinarpt_BR
dc.subjectDocência e discência na Pandemiapt_BR
dc.titleEditorialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDesde 1978, a revista Educação em Debate (EemD), periódico mais antigo da área de educação na região Nordeste, tem fomentado o debate em torno de temas vinculados à educação e áreas afins. No terceiro quadrimestre deste ano, com um dossiê sobre Docência do ensino superior no contexto pandêmico da covid-19: experiências e expectativas e de acordo com nossa política de internacionalização, continuamos a apresentar artigos oriundos de pesquisa - dores vinculados a instituições de ensino superior (IES) nacionais e estrangeiras. Numa ordem alfabética dos títulos dos artigos, o leitor encontrará, neste número, temas variados no campo da educação, que apresentamos a seguir. A arte e a pandemia de covid-19: o que está latente no ser social é o tema do primeiro artigo. Ele tem como objetivo evidenciar especificamente o aspecto formativo dos sentidos humanos que se estabelece através da arte neste momento de pandemia. O estudo se estrutura a partir da pesquisa teórico-bibliográfica, de modo a esboçar o contexto histórico vivenciado, considerando o debate de como o complexo da arte, por meio de algumas expressões artísticas produzidas ao longo da história, além de outras manifestações artísticas, apresenta-se diante do isolamento social causado por um vírus. O segundo artigo, A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto) biográficos em tempos da pandemia de covid-19, elaborado no formato epistolar, tem como objetivo propor uma reflexão sobre a carta como fonte de memória e formação de si. As ideias partiram da prática pedagógica no curso de licenciatura Educação do Campo na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O trabalho foi embasado a partir dos estudos de Bakhtin (2011), Freire (2000), Bragança (2011), Charlot (2014), Delory-Momberger (2012), Foucault (1983), Honório Filho (2011), Josso (2010), Passeggi (2016), Souza (2010) e Soares (2019). [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_fmnlopes.pdf187,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.