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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Percepções de estudantes do ensino médio acerca do uso de mensagens de texto com caráter motivacional durante a Pandemia da Covid-19
Título(s) alternativo(s): Percepciones de estudiantes de secundaria sobre el uso de mensajes de texto motivacionales durante la Pandemia Covid-19
Título em inglês: High school students’ perceptions about the use of motivational text messages during the Covid-19 Pandemic
Autor(es): Temp, Haury
Coutinho, Renato Xavier
Palavras-chave: Mensagens de texto;Ensino remoto;Text messages;Remote teaching;Mensajes de texto;Enseñanza remota
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: TEMP, Haury; COUTINHO, Renato Xavier. Percepções de estudantes do ensino médio acerca do uso de mensagens de texto com caráter motivacional durante a Pandemia da Covid-19. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 328-345, jul./dez. 2021.
Resumo: O presente estudo avaliou a percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado de uma instituição pública de ensino vinculada à Rede Federal de Educação acerca do efeito do uso de mensagens de texto na motivação e processo de acolhimento durante o ensino remoto. O desenvolvimento da investigação ocorreu durante o segundo semestre letivo de 2020, no qual participaram do estudo 560 estudantes matriculados nos cursos técnicos de Administração, Agropecuária, Alimentos e Manutenção e Suporte em Informática. As mensagens de texto possuíam caráter motivacional construídas a partir da Teoria da Autodeterminação sendo enviadas aos estudantes via aplicativo WhatsApp, com uma frequência de três (3) mensagens por semana pelo período de oito (8) semanas. Os resultados mostram que 81% dos estudantes se sentiram acolhidos pela Instituição e outros 16% parcialmente acolhidos, aumentando a sensação de proximidade entre estudante e escola. Sobre a motivação, 93% dos estudantes consideram que o recebimento das mensagens de texto de alguma forma influenciou positivamente seu estado de motivação para realização das atividades escolares, e 94,5% dos participantes consideram esta iniciativa uma ação válida para que os estudantes alcancem o êxito escolar durante o ensino remoto. Portanto, acredita-se que as contribuições evidenciadas no presente estudo possam estimular e referenciar a construção de iniciativas semelhantes, seja durante o ensino remoto ou mesmo na forma como se dará o retorno presencial à escola.
Abstract: This study evaluated the perception of Integrated High School students from a public educational institution linked to the Federal Education Network, regarding the effect of using text messages on the motivation and reception process during remote teaching. The development of the investigation took place during the second semester of 2020, in which 560 students enrolled in the technical courses of Administration, Agriculture, Food and Maintenance and Support in Computer Science participated. Text messages had a motivational character built from the Theory of Self-Determination, being sent to students via WhatsApp, with a frequency of three (3) messages per week for a period of eight (8) weeks. The results show that 81% of students felt welcomed by the institution and another 16% partially welcomed, increasing the feeling of closeness between student and school. Regarding motivation, 93% of students believe that receiving text messages somehow positively influenced their state of motivation to carry out school activities, and 94.5% of participants considered this initiative a valid action for students to achieve the academic success during remote learning. Therefore, it is believed that the contributions evidenced in this study can stimulate and reference the construction of similar initiatives, whether during remote education, or even in the way that the face-to-face feedback will be given to the school.
Resumen: Este estudio evaluó la percepción de estudiantes de Bachillerato Integrado de una institución educativa pública vinculada a la Red Educativa Federal, sobre el efecto del uso de mensajes de texto en el proceso de motivación y recepción durante la enseñanza a distancia. El desarrollo de la investigación tuvo lugar durante el segundo semestre de 2020, en el que participaron del estudio 560 estudiantes matriculados en los cursos técnicos de Administración, Agricultura, Alimentación y Mantenimiento y Soporte en Informática. Los mensajes de texto tuvieron un carácter motivacional construido a partir de la Teoría de la Autodeterminación, siendo enviados a los estudiantes através de WhatsApp, con una frecuencia de tres (3) mensajes por semana durante un período de ocho (8) semanas. Los resultados muestran que el 81% de los alumnos se sintió acogido por la institución y otro 16% acogido parcialmente, aumentando el sentimiento de cercanía entre alumno y colegio. Encuanto a la motivación, el 93% de los estudiantes cree que recibir mensajes de texto de alguna manera influyó positivamente en su estado de motivación para realizar las actividades escolares, y el 94,5% de los participantes consideró esta iniciativa como una acción válida para quelos estudiantes logren el éxito académico durante el aprendizaje a distancia. Portanto, se cree que los aporte evidenciados en este estudio pueden estimular y referenciar la construcción de iniciativas similares, ya sea durante la educación a distancia, o incluso en la forma en que se dará la retroalimentación presencial a la escuela.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65576
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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