Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65535
Tipo: Resumo
Título: A importância dos jogos digitais como ferramenta de preservação do patrimônio cultural da UFC
Autor(es): Alves, Débora Samille Saraiva
Vieira, Rafael de Farias
Palavras-chave: Educação patrimonial;Didática;Patrimônio cultural - Proteção
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ALVES, Débora Samille Saraiva; VIEIRA, Rafael de Farias. A importância dos jogos digitais como ferramenta de preservação do patrimônio cultural da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: É de responsabilidade de um memorial institucional estabelecer práticas que visem não só a preservação do patrimônio, todavia estimular a consciência histórica e ampliar o conhecimento do público e a acessibilidade do mesmo referente aos serviços prestados à sociedade na construção de um acervo. Pretendendo assegurar essa difusão de saberes, o presente trabalho procura estimular a educação patrimonial, conhecimento, consciência histórica e cultural, bem como o desenvolvimento cognitivo das crianças por meio de jogos digitais como também a partir do acervo do Memorial da Universidade Federal do Ceará. A primeira fase da pesquisa consistiu em mapear os jogos digitais disponibilizados na internet destinados ao público infantil, os conhecimentos prévios solicitados antes de iniciar o jogo, as habilidades cognitivas desenvolvidas por meio dele, e o tempo de finalização necessário. A segunda etapa correspondeu à seleção dos jogos, ademais da análise das fotografias do acervo do Memorial da Universidade Federal do Ceará datadas do período de 1960-1980 oriundas do laboratório fotográfico. E dessa forma foi possível eleger as imagens para compor os jogos. Por conseguinte, a terceira fase se direcionou a escolha da plataforma de construção dos jogos, e a aprendizagem do manuseio da ferramenta. Os jogos digitais estão relacionados à ampliação do conceito de espaços de memória, assim proporcionar uma aprendizagem mais interativa dos bens culturais, e ainda estimular a curiosidade, atenção, conhecimento e habilidades das mesmas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65535
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dssalves.pdf39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.