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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65535
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alves, Débora Samille Saraiva | - |
dc.contributor.author | Vieira, Rafael de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-04T19:13:05Z | - |
dc.date.available | 2022-05-04T19:13:05Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Débora Samille Saraiva; VIEIRA, Rafael de Farias. A importância dos jogos digitais como ferramenta de preservação do patrimônio cultural da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65535 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural - Proteção | pt_BR |
dc.title | A importância dos jogos digitais como ferramenta de preservação do patrimônio cultural da UFC | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | É de responsabilidade de um memorial institucional estabelecer práticas que visem não só a preservação do patrimônio, todavia estimular a consciência histórica e ampliar o conhecimento do público e a acessibilidade do mesmo referente aos serviços prestados à sociedade na construção de um acervo. Pretendendo assegurar essa difusão de saberes, o presente trabalho procura estimular a educação patrimonial, conhecimento, consciência histórica e cultural, bem como o desenvolvimento cognitivo das crianças por meio de jogos digitais como também a partir do acervo do Memorial da Universidade Federal do Ceará. A primeira fase da pesquisa consistiu em mapear os jogos digitais disponibilizados na internet destinados ao público infantil, os conhecimentos prévios solicitados antes de iniciar o jogo, as habilidades cognitivas desenvolvidas por meio dele, e o tempo de finalização necessário. A segunda etapa correspondeu à seleção dos jogos, ademais da análise das fotografias do acervo do Memorial da Universidade Federal do Ceará datadas do período de 1960-1980 oriundas do laboratório fotográfico. E dessa forma foi possível eleger as imagens para compor os jogos. Por conseguinte, a terceira fase se direcionou a escolha da plataforma de construção dos jogos, e a aprendizagem do manuseio da ferramenta. Os jogos digitais estão relacionados à ampliação do conceito de espaços de memória, assim proporcionar uma aprendizagem mais interativa dos bens culturais, e ainda estimular a curiosidade, atenção, conhecimento e habilidades das mesmas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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