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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65527
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | "Ser sem-terrinha é brincar, sorrir, lutar!”: vozes da infância sem-terrinha no Assentamento Osiel Alves (RN) |
Título(s) alternativo(s): | "Ser sin tierrita es jugar, sonreír, luchar!”: voces infantiles sin tierrita en el Asentamiento Osiel Alves (RN) |
Título em inglês: | "To be landless is to play, smile, fight!”: voices of childhood landless in the Osiel Alves Settlement (RN) |
Autor(es): | Oliveira, Júlia Amélia de Sousa Sampaio Barros Leal de Santos, Celiane Oliveira dos Urban, Samuel Penteado |
Palavras-chave: | MST;Sem-terrinha;Pedagogia do movimento;Pesquisa com criança;Landless children;Pedagogy of the movement;Research with children;Niños sin tierra;Pedagogía del movimiento;Investigación con niños |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | OLIVEIRA, Júlia Amélia de Sousa Sampaio Barros Leal de; SANTOS, Celiane Oliveira dos Santos; URBAN, Samuel Penteado. "Ser sem-terrinha é brincar, sorrir, lutar!”: vozes da infância sem-terrinha no Assentamento Osiel Alves (RN). Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 85, p. 197-207, maio/ago. 2021. |
Resumo: | Considerando a íntima relação existente entre a educação e a luta camponesa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, mais especificamente no que se refere ao seu caráter informal, do conhecimento nascido na luta, o presente relato de pesquisa busca externalizar as vozes das crianças sem-terra oriundas do assentamento Osiel Alves, dando destaque para a relação entre “brincar, sorrir, lutar” como parte da identidade sem-terrinha. Metodologicamente, a pesquisa tem a sua base nas conversas/entrevistas realizadas com oito crianças do assentamento, quatro me- ninas e quatro meninos, em idades diferentes, entre cinco e dez anos. Cabe destacar que a interação com as crianças ocorreu entre os meses de março e abril de 2019. |
Abstract: | Taking into account the existing relationship between education and the peasant struggle of the Landless Rural Workers Movement, more specifically with regard to the informal education, the knowledge born in the struggle, the present research report seeks to externalize the voices of children landless from the Osiel Alvez settlement, highlighting the relationship between “playing, smiling, fighting” as part of the identity landless. Methodologically, the research is based in the conversations/interviews carried out with eight children of the settlement, four girls and four boys, in different ages, in the age group between five and ten years old. It should be noted that interaction with children occurred between the months of March and April 2019. |
Resumen: | Considerando la íntima relación entre la educación y la lucha campesina del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra, más específicamente en lo que se refiere a su carácter informal, del conocimiento nacido en la lucha, este informe de investigación busca exteriorizar las voces de los niños sin tierra de Osiel Alves. asentamiento, destacando la relación entre “jugar, sonreír, pelear” como parte de la identidad sin tierra. Metodológicamente, la investigación se basa en conversaciones/entrevistas realizadas con ocho niños del asentamiento, cuatro niñas y cuatro niños, de diferentes edades, entre cinco y diez años. Cabe destacar que la interacción con los niños tuvo lugar entre marzo y abril de 2019. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65527 |
ISSN: | 2526-0847 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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