Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65523
Tipo: TCC
Título : Educação política como instrumento de defesa democrática: percepções de professores de sociologia
Autor : Sá, Wesley Braga
Tutor: Bezerra, Roselane Gomes
Palabras clave : Democracia;Educação política;Participação;Políticas públicas
Fecha de publicación : 2022
Citación : SÁ, Wesley Braga. Educação política como instrumento de defesa democrática: percepções de professores de sociologia. 2022. 65 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas), Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A democracia representativa passou a receber duras críticas a partir do final do século XX fazendo com que muitos pensadores afirmassem existir uma crise democrática ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, mecanismos participativos surgiram como uma possibilidade de aproximar os cidadãos das decisões políticas. A educação política faz se , fundamental para estimular e qualificar tal participação. No entanto, não há consenso sobre o que deveria ser ensinado nas escolas em relação ao tema. Este trabalho apresenta uma análise da percepção de professores de sociologia sobre o ensino da educação política em escolas públicas de ensino médio em Fortaleza, Ceará . Constitui se por uma pesquisa qualitativa e exploratória que para além da análise bibliográfica e documental utilizou entrevistas e questionários, aplicados entre os dias 03 e 10 de janeiro de como instrumentos de coletas de dados em campo. A triangulação de dados permitiu a análise das informações colhidas, pelas quais verificou se que apesar dos professores compreenderem a relevância da educação política e trabalharem diversos conceitos sugeridos pelos teóricos, ainda falta uma profundidade nas perspectivas sobre as possibilidades de participação dos alunos e instrumentos práticos para fomentá-la. Os docentes, ainda, deram sugestões de como superar alguns dos desafios enfrentados atualmente em relação ao tema. A partir disso, pode-se concluir que a educação política é basilar para o fortalecimento democrático e avanços precisam ser promovidos para as segurar seu desenvolvimento nas escolas.
Abstract: Representative democracy began to receive harsh criti cism from the end of the 20th century, causing many thinkers to claim that there is a democratic crisis around the world. At the same time, par ticipatory mechanisms emerge d as a possibility of bringing c itizens closer to decisions. Political education, the n, is key to stimulate and qualify citizen participation. However, there is no consensus on what should be taught in schools on th e subject. Th is work presen ts an analysis of the perspectiv e s of sociolog y teachers about political education teaching in publ ic high schools in Fortaleza , Ceará . It is a q ualitative and explo ratory research based on bibliographic and documental analysis , in addition to inter views and questionnaires , applied between January 3 rd and 10 th , used as data collecti on instruments on field research . The triangulation o f data allowed the analysis of the information collected, through which i t was found that even if teacher s understand concepts o n political education and work a lot of the ideas recommended by academics , there s still a lack of depth in perspective s on possibilities for s tudent participation a nd practical i nstruments to encourage it. The teacher also gave sugg estion s on how to over come some of the challen ges currently face d regarding the topic. From this, it can be conc luded that political education is fundamental to strength en democra c y , but advances must be promoted to ensure its full development in schools.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65523
Aparece en las colecciones: GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_wbsa.pdf538,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.