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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Investigação da evasão no ensino técnico integrado do IFBA - Campus Simões Filho
Título(s) alternativo(s): Investigación de evasión en la enseñanza técnica integrada deI FBA - Campus Simões Filho
Título em inglês: Investigation of evasion in the integrated technical teaching of IFBA - Campus Simões Filho
Autor(es): Lambiase, Regina Célia Palácio
Conceição, Ana Karoline dos Santos
Palavras-chave: Evasão escolar;Retenção na escola;Truancy;Retention in school;Absentismo escolar;Retencionen la escuela
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: LAMBIASE, Regina Célia Palácio; CONCEIÇÃO, Ana Karoline dos Santos. Investigação da evasão no ensino técnico integrado do IFBA -campus Simões Filho. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 217-235, jul./dez. 2021.
Resumo: Diante da realidade da evasão de alunos nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, este artigo tem como objetivo geral compreender, dentro das percepções dos alunos e coordenadores dos cursos, quais as causas desta ocorrência. Os objetivos específicos foram: a) Identificar os pontos de retenção na matriz curricular do curso; b) Identificar as causas da evasão e retenção; c) Identificar os indicadores de tendência que influenciam na evasão e retenção. Como metodologia, a pesquisa tem abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados foram: 1. Questionário com perguntas objetivas para os discentes; 2. Entrevistas semiestruturada com os coordenadores de curso;3. Análise documental dos projetos dos cursos técnicos integrados: Eletromecânica, Mecânica, Petróleo e Gás e Metalurgia e 4. Questionário aplicado a Gerência de Recursos Acadêmicos (GRA). Como resultados, percebemos que os principais motivos da evasão na percepção dos coordenadores e dos discentes foram: 1. Duração do curso, 2. Greves e paradas no ano letivo e 3. Pandemia do Novo Corona Vírus. Além disso, constatamos a falta de comunicação entre os setores e a coordenação no sentido de adotar medidas para evitar a evasão.
Abstract: Faced with the reality of the dropout of students in technical courses integrated to high school at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia -IFBA, this article aims to understand, within the perceptions of students and course coordinators, what the causes of this occurrence. The specific objectives were: a) Identify retention points in the course's curriculum; b) Identify the causes of evasion and retention; c) Identify the trend indicators that influence dropout and retention. As a methodology, the research has a qualitative approach. The procedures used were: 1. Questionnaire with objective questions for students; 2. Semi-structured interviews with course coordinators; 3. Documentary analysis of the projects of the integrated technical courses: Electromechanics, Mechanics, Oil and Gas and Metallurgy and 4. Questionnaire applied to Academic Resources Management (GRA). As a result, we realized that the main reasons for dropout in the perception of coordinators and students were: 1. Duration of the course, 2. Strikes and breaks in the school year, and 3. New Corona Virus pandemic. In addition, we noted the lack of communication between the sectors and coordination in terms of adopting measures to prevent evasion.
Resumen: Frente a la realidad de la deserción de estudiantes en cursos técnicos integrados al bachillerato del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Bahía -IFBA, este artículo tiene como objetivo comprender, dentro de las percepciones de los estudiantes y coordinadores de cursos, cuáles son las causas de esta ocurrencia. Los objetivos específicos fueron: a) Identificar puntos de retención en el plan de estudios del curso; b) Identificar las causas de evasión y retención; c) Identificar los indicadores de tendencia que influyen en la deserción y la retención. Como metodología, la investigación tiene un enfoque cualitativo. Los procedimientos utilizados fueron: 1. Cuestionario con preguntas objetivas para los estudiantes; 2. Entrevistas semiestructuradas con los coordinadores del curso; 3. Análisis documental de los proyectos de los cursos técnicos integrados: Electromecánica, Mecánica, Petróleo y Gas y Metalurgia y 4. Cuestionario aplicado a la Gestión de Recursos Académicos (GRA). Como resultado, nos dimos cuenta de que los principales motivos de deserción en la percepción de los coordinadores y estudiantes fueron: 1. Duración del curso, 2. Huelgas y roturas en el año escolar, y 3. Nueva pandemia del Virus Corona. Además, notamos la falta de comunicación entre los sectores y coordinación en cuanto a la adopción de medidas para prevenir la evasión.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65477
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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