Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65462
Type: Artigo de Periódico
Title: Programas institucionais de assistência aos estudantes no IFNMG/Campus Januária: contribuições para a permanência estudantil
Other Titles: Programas institucionales de ayuda a los estudiantes en el IFNMG/Campus Januária: contribuciones para la permanencia de los estudiantes
Title in English: Institutional programs of assistance to students at the IFNMG/Campus Januária: contributions to student persistence
Authors: Cotrim-Guimarães, Iza Manuella Aires
Fidalgo, Fernando Selmar Rocha
Keywords: Evasão escolar;Permanência na escola;School dropout;Studente persistence;Permanecer en la escuela;Ayuda a los estudiantes
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Labor
Citation: COTRIM-GUIMARÃES, Iza Manuella Aires; FIDALGO, Fernando Selmar Rocha. Programas institucionais de assistência aos estudantes no IFNMG/Campus Januária: contribuições para a permanência estudantil. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 120-145, jul./dez. 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado sobre desigualdades sociais, evasão e permanência no Ensino Médio integrado de um Instituto Federal, especialmente aqueles relacionados ao suporte e assistência aos estudantes por meio de programas institucionais com essa finalidade. Para tanto, é delineado o perfil dos estudantes que participaram da pesquisa quanto à relação entre condições socioeconômicas e permanência ou não no curso, e analisados os efeitos de tais programas sobre a permanência dos estudantes. Além disso, considerando o cenário de pandemia, o artigo assinala os programas assistenciais implementados nesse contexto de ensino remoto como possibilidade de inclusão e permanência dos estudantes. Os resultados apontam que a implementação de programas institucionais de assistência aos estudantes é fundamental para que estes possam permanecer no curso, levando-os a persistir na sua conclusão mesmo diante de desafios e dificuldades verificadas, dentre outros aspectos, devido às suas condições socioeconômicas e/ou dificuldades acadêmicas. Também é possível inferir que os programas implementados durante a pandemia têm um peso significativo sobre a permanência dos estudantes, mas ressalta-se que uma análise mais consistente sobre evasão e permanência no ensino remoto deve ser realizada pela instituição a fim de fundamentar e embasar o planejamento das ações de apoio e assistência, inclusive aquelas que, como o auxílio de inclusão digital, podem ser adotadas para além do contexto da pandemia.
Abstract: This article presents part of the results of a doctoral research on social inequalities, dropout and student persistence in Vocational Education integrated to High Schoolofa Federal Institute, especially those related to support and assistance to students through institutional programs.The article presents the profile of students who participated in the research, regarding the relationship between socioeconomic conditions and student persistence. It also analyzes the effects of these programs on the student persistence. Moreover, considering the pandemic scenario, the article identifies the assistance programs implemented in this remote teaching context as a possibility of inclusion and retentionof students.The results have pointed out that the implementation of institutional assistance programs to students is fundamental for persistence. These programs have helped students to persist in completing their studies even in the face of challenges and difficulties verified, among other aspects, due to their socioeconomic conditions and/or academic difficulties.It is also possible to infer that the programs implemented during the pandemic are very relevant for the student persistence, but it is necessary for the institution to make a more consistent analysis about dropout and persistence in remote education, in order to plan assistance actions, including those that, such as the digital inclusion aid, can be adopted beyond the context of the pandemic.
Abstract in Spanish: Este artículo presenta parte de los resultados de una investigación doctoral sobre las desigualdades sociales, el abandono y la permanencia en la Educación Profesional integrada a la Escuela Secundaria de un Instituto Federal, especialmente los relacionados con el apoyo y la asistencia a los estudiantes a través de programas institucionales para este fin. Para ello, presentamos el perfil de los alumnos que participaron en la investigación en cuanto a la relación entre las condiciones socioeconómicas y la permanencia en el curso. También analizamos los efectos de estos programas en la permanencia de los estudiantes. Además, considerando el escenario de la pandemia, el artículo identifica los programas de asistencia implementados en este contexto de enseñanza a distancia como una posibilidad de inclusión y permanencia de los estudiantes. Los resultados señalan que la implementación de programas de asistencia institucional para los estudiantes es esencial para que permanezcan en el curso. Estos programas dan apoyo a los estudiantes para que persistan en su conclusión incluso ante los retos y dificultades verificados, entre otros aspectos, por sus condiciones socioeconómicas y/o dificultades académicas. También es posible inferir que los programas implementados durante la pandemia son muy relevantes para la permanencia de los estudiantes, pero es necesario que la institución haga un análisis más consistente sobre la deserción y la permanencia en la educación a distancia para fundamentar y basar la planificación de las acciones de apoyo y asistencia, incluyendo aquellas que, como la ayuda para la inclusión digital, pueden ser adoptadas más allá del contexto de la pandemia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65462
ISSN: 1983-5000
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_art_imacotrimguimarãesfsrfidalgo.pdf407,59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.