Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65426
Type: TCC
Title: A Influência do comportamento inovador na intenção empreendedora dos universitários de tecnologia da informação
Authors: Pedroso, Rebeca Silva
Advisor: Rolim, Germana Ferreira
Keywords: Inovação;Intenção Empreendedora;Comportamento inovador
Issue Date: 2022
Citation: PEDROSO, Rebeca Silva. A Influência do comportamento inovador na intenção empreendedora dos universitários de tecnologia da informação. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2022..
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo consiste em analisar a influência do comportamento inovador (CI) na intenção empreendedora dos estudantes universitários de tecnologia da informação (TI). O modelo proposto se baseia no modelo de comportamento inovador proposto por Paiva (2017), esse modelo usa o índice Kirton-Adaption-Inovation (KAI) de treze atributos que mensuram o quando o indivíduo é inovador. Foram utilizados quatro conceitos para fundamentação teórica deste estudo, são eles: Inovação e propensão para inovar, empreendedorismo e inovação, intenção empreendedora e o ensino do empreendedorismo. Este estudo foi desenvolvido através do método survey, foi aplicada com estudantes universitários da área de tecnologia da informação, mais especificamente os alunos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) do Campus de Quixadá. Este é um estudo de classificação quantitativa de natureza descritiva, pode-se considerar esta pesquisa como sendo bibliográfica para obtenção dos dados secundários e de campo para obtenção dos dados primários. Para coleta de dados foi utilizada a técnica de questionário que continha perguntas diretas e em escala Likert, o questionário foi disponibilizado através da plataforma Google Forms. Com o universo de pesquisa sendo todos os alunos de graduação da UFC do Campus de Quixadá, foram coletadas 144 respostas que caracterizavam a amostra da pesquisa. Os dados foram organizados através do software Excel e processados através do software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS). A análise realizada com dados obtidos, foi realizada através da estatística descritiva. Os resultados mostram que há uma influência positiva na relação entre o comportamento inovador dos estudantes universitários de tecnologia da informação e sua intenção empreendedora, os resultados também salientam que o ambiente incita um estímulo nessa relação, diferentemente do local de origem, que não apresentou resultados significantes para se inferir que proporciona estimulo na relação.
Abstract: This study consists of analyzing the influence of innovative behavior (IC) on the entrepreneurial intention of information technology (IT) university students. The proposed model is based on the innovative behavior model proposed by Paiva (2017), this model uses the Kirton-Adaption-Innovation Index (KAI) of thirteen attributes that measure when the individual is innovative. Four concepts were used for the theoretical foundation of this study, they are: Innovation and propensity to innovate, entrepreneurship and innovation, entrepreneurial intention and the teaching of entrepreneurship. This study was developed through the survey method, it was applied with university students in the area of information technology, more specifically the undergraduate students of the Federal University of Ceará (UFC) on the Quixadá Campus. This is a quantitative classification study of a descriptive nature, this research can be considered as bibliographic to obtain secondary data and field to obtain primary data. For data collection, the questionnaire technique was used, which contained direct questions and a Likert scale, the questionnaire was made available through the Google Forms platform. With the research universe being all UFC undergraduate students from the Quixadá Campus, 144 responses were collected that characterized the research sample. Data were organized using Excel software and processed using Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) software. The analysis performed with the data obtained was carried out through descriptive statistics. The results show that there is a positive influence on the relationship between the innovative behavior of information technology university students and their entrepreneurial intention, the results also emphasize that the environment incites a stimulus in this relationship, unlike the place of origin, which did not present significant results. to infer that it provides stimulation in the relationship.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65426
Appears in Collections:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_rspedroso.pdf2,83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.