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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Os empresários comerciais e o governo Bolsonaro: da eleição de 2018 às medidas de isolamento social durante a pandemia de Covid-19 (2020)
Autor : Vaccari, Gabriel da Silva
Albuquerque, Mateus Coelho Martins de
Palabras clave : Bolsonaro;Comércio;Empresários;Economia;Pandemia
Fecha de publicación : 2022
Editorial : Revista de Ciências Sociais
Citación : VACCARI, Gabriel da Silva; ALBUQUERQUE, Mateus Coelho Martins de. Os empresários comerciais e o governo Bolsonaro: da eleição de 2018 às medidas de isolamento social durante a pandemia de Covid-19 (2020). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 53, n. 1, p. 223-259, mar./jun. 2022.
Resumen en portugués brasileño: Neste trabalho buscamos analisar a relação do empresariado comercial com o governo Bolsonaro, entre os anos de 2018 e 2020. Metodologicamente, o artigo realiza uma análise de conteúdo das manifestações discursivas de quatro das mais importantes associações do empresariado comercial do Brasil. Como resultado, identificamos haver forte apoio às reformas liberais, de maneira ativa, pautando formas específicas nestas reformas e um engajamento favorável ao governo, no período eleitoral e em seu primeiro ano. Também identificamos que os comerciantes se mobilizaram ativamente por pautas específicas do setor. Quanto à pandemia foi possível observar que todas as associações defenderam a necessidade de ajuda por parte do governo para os empresários, mas somente no Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) identificamos pressão pela reabertura do comércio.
Abstract: In this essay, we seek to analyze the relationship of Brazilian commercial entrepreneurs with the Bolsonaro government, between the years 2018 and 2020. Methodologically, the article carries out a content analysis of the discursive manifestations of four of the most important associations of commercial entrepreneurs in Brazil. As a result, we identified that there was strong support for liberal reforms, actively guiding specific forms of these reforms and a favorable engagement with the government, in the electoral period and in its first year. We also identified that merchants were actively mobilized for specific agendas in the sector. As for the pandemic,it was possible to observe that all associations point to the need for help from the government for businessmen, but only at the Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) we identify pressure for the reopening of tail stores.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65425
ISSN : 2318-­4620
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

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