Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHaguette, André-
dc.contributor.authorLoureiro, Maria Dulcinea da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-02T03:43:13Z-
dc.date.available2022-05-02T03:43:13Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationLOUREIRO, Maria Dulcinea da Silva. Das concepções de filosofia às práticas pedagógicas: a filosofia no ensino médio em Fortaleza. Orientador: André Haguette. 1999. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65388-
dc.descriptionDissertação digitalizada na BCH em abril de 2022.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleDas concepções de filosofia às práticas pedagógicas: a filosofia no ensino médio em Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho estudamos a Filosofia no ensino médio, com o intuito de compreender o que professores e alunos pensam sobre a Filosofia, tomando como base suas reflexões sobre o Homem, a Verdade, o Bem e o Belo. Para levar a termo este trabalho analisamos o movimento pelo retomo da disciplina, que se organizou em Fortaleza no período entre 1984 e 1988, buscando apreender que Filosofia estava sendo proposta para este nível de ensino. Em seguida, tendo como eixo uma pesquisa de campo, em que realizamos observações de aula e entrevistas semiestruturadas procuramos esboçar que Filosofia está retomando ao ensino médio; queríamos saber como a Filosofia está sendo vivenciada tanto nos aspectos pedagógicos-metodológicos, quanto na apreensão da Filosofia em seus vários campos de investigação. A Filosofia é vista pelos sujeitos da pesquisa como uma disciplina crítica que poderá contribuir para desenvolver o pensamento e a reflexão criteriosa. Será necessário, no entanto, ter o cuidado de não idealizar o papel da disciplina bem como, partir do conhecimento e realidade dos alunos, pois só assim, acreditamos que a Filosofia poderá efetivamente contribuir para que os alunos reflitam e reelaborem conceitos e valores gestados no senso-comum.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_dis_mdsloureiro.pdf108,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.