Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65388
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Haguette, André | - |
dc.contributor.author | Loureiro, Maria Dulcinea da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-02T03:43:13Z | - |
dc.date.available | 2022-05-02T03:43:13Z | - |
dc.date.issued | 1999 | - |
dc.identifier.citation | LOUREIRO, Maria Dulcinea da Silva. Das concepções de filosofia às práticas pedagógicas: a filosofia no ensino médio em Fortaleza. Orientador: André Haguette. 1999. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65388 | - |
dc.description | Dissertação digitalizada na BCH em abril de 2022. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Das concepções de filosofia às práticas pedagógicas: a filosofia no ensino médio em Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste trabalho estudamos a Filosofia no ensino médio, com o intuito de compreender o que professores e alunos pensam sobre a Filosofia, tomando como base suas reflexões sobre o Homem, a Verdade, o Bem e o Belo. Para levar a termo este trabalho analisamos o movimento pelo retomo da disciplina, que se organizou em Fortaleza no período entre 1984 e 1988, buscando apreender que Filosofia estava sendo proposta para este nível de ensino. Em seguida, tendo como eixo uma pesquisa de campo, em que realizamos observações de aula e entrevistas semiestruturadas procuramos esboçar que Filosofia está retomando ao ensino médio; queríamos saber como a Filosofia está sendo vivenciada tanto nos aspectos pedagógicos-metodológicos, quanto na apreensão da Filosofia em seus vários campos de investigação. A Filosofia é vista pelos sujeitos da pesquisa como uma disciplina crítica que poderá contribuir para desenvolver o pensamento e a reflexão criteriosa. Será necessário, no entanto, ter o cuidado de não idealizar o papel da disciplina bem como, partir do conhecimento e realidade dos alunos, pois só assim, acreditamos que a Filosofia poderá efetivamente contribuir para que os alunos reflitam e reelaborem conceitos e valores gestados no senso-comum. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1999_dis_mdsloureiro.pdf | 108,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.