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Type: Dissertação
Title: Vocabulário terminológico para o ensino de línguas: proposta metodológica
Authors: Araújo, Liliane Bandeira de
Advisor: Plantin, Rosemeire Selma Monteiro
Keywords: Terminologia;Ensino de Línguas;Unidades de Significação Especializadas
Issue Date: 2021
Citation: ARAÚJO, Liliane Bandeira de. Vocabulário terminológico para o ensino de línguas: proposta metodológica. Orientadora: Rosemeire Selma Monteiro Plantin. 2021. 78 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Considerando o nível de atualização dos conceitos relativos à área do ensino de línguas, objetivamos traçar um caminho metodológico e teórico para a construção de um vocabulário, realizando o levantamento e apresentando os principais conceitos atrelados às Unidades de Significação Especializadas (USE) (KRIEGER, 2004) constituídas pelo termo “Língua”. O desenvolvimento de pesquisas e a ampliação da atuação do(a) professor(a) de línguas em diversos contextos sociais e educacionais corroboram com o surgimento de novos termos, bem como com a variação de uso destas unidades específicas em trabalhos acadêmicos, lacuna que pretendemos abordar, elencando os termos mais utilizados e os conceitos mais recorrentes nos trabalhos consultados em nossa pesquisa. Para embasar as etapas práticas e teóricas, utilizaremos os postulados da Teoria Comunicativa da Terminologia (CABRÉ, 1999), coletando os termos em situações reais de uso, por meio do “Corpus multilíngue para ensino e tradução” – COMET, e da base definicional, constituída por trabalhos de teses e dissertações consultadas por meio do acesso ao portal CAPES, em meio eletrônico. A teoria supracitada trata os termos técnicos e científicos como unidades pertencentes ao sistema linguístico comum, sofrendo variação conceitual de acordo com o contexto de uso. Para identificar tais variações, bem como abordar os usos in vivo dos termos, coletamos as unidades de significação relacionadas ao termo “língua” junto aos seus contextos de uso, com o fito de destacar os usos específicos e redefinir nossas escolhas definicionais.
Abstract: Considering the level of updating of concepts related to the area of ​​language teaching, we aim to outline a methodological and theoretical path for the construction of a terminological work, carrying out a survey and presenting the main concepts linked to Specialized Units of Meaning (USE) (KRIEGER, 2004) constituted by the term “Language”. The development of research and the expansion of the role of the language teacher in different social and educational contexts corroborate the emergence of new terms, as well as the variation in the use of these specific units in academic work, a gap that we intend approach, listing the most used terms and the most recurrent concepts in the works consulted in our research. To support the practical and theoretical steps, we will use the postulates of the Communicative Theory of Terminology (CABRÉ, 1999), collecting the terms in real situations of use, through the "Multilingual Corpus for teaching and translation" - COMET and the definitional base, constituted for works of theses and dissertations consulted through the access to the CAPES portal, electronically. The aforementioned theory treats technical and scientific terms as units belonging to the common linguistic system, suffering conceptual variation according to the context of use. To identify such variations, as well as to address the in vivo uses of terms, we collect the meaning units related to the term “language” together with their contexts of use, with the aim of highlighting specific uses and redefining our definitional choices.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65375
Appears in Collections:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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