Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65341
Type: | TCC |
Title: | Um programa de estudos baseado em problemas de programação para algoritmos matemáticos |
Authors: | Nóbrega, Michael Douglas Gonçalves |
Advisor: | Araújo, Wladimir Araújo |
Keywords: | Aprendizagem por descoberta;Aprendizagem baseada em problemas;Algoritmos |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | NÓBREGA, Michael Douglas Gonçalves. Um programa de estudos baseado em problemas de programação para algoritmos matemáticos. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Uma dificuldade recorrente na vida dos estudantes que entram em cursos que envolvem tecnologia da informação é a aprendizagem de algoritmos. O método tradicional foca pouco no desenvolvimento do pensamento algorítmico. O foco deste TCC é reverter essa dificuldade através de um programa de estudo para algoritmos matemáticos baseado em problemas. A técnica de aprendizagem baseada em problemas tem como princípio o estímulo da criatividade e da curiosidade do estudante através da disponibilização de problemas relacionados com o assunto apresentado. Os problemas são divididos em 3 níveis, sendo eles: introdução, reforço e síntese. Os níveis de reforço e síntese requerem um conhecimento maior sobre o assunto ou alguma percepção de uma característica importante, estimulando assim buscas em outras fontes e o pensamento lógico e criativo do estudante. Todos os problemas escolhidos são provenientes de competições de programação, as quais requerem um conjunto de habilidades do aluno, como criatividade, conhecimento teórico e a capacidade de escrever algoritmos eficientes em memória e tempo. |
Abstract: | A recurring difficulty in the lives of students who enter courses involving information technology is learning algorithms. The traditional method does not focus on developing algorithmic thinking. However, the focus of this TCC is to reverse this difficulty through a program of study for mathematical algorithms based on problem-based learning. The problem-based learning technique has as its principle the stimulation of the student’s creativity and curiosity through the provision of problems related to the presented subject. The problems are divided into 3 levels: introduction, reinforcement and synthesis. Reinforcement and synthesis levels require a greater knowledge of the subject or some perception of an important characteristic, thus stimulating searches in other sources and also the student’s logical and creative thinking. All problems chosen come from programming competitions, which require a set of skills, such as creativity, theoretical knowledge and the ability to write memory and time efficient algorithms. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65341 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO-QUIXADÁ - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_mdgnobrega.pdf | 743,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.