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dc.contributor.advisorOliveira, Renato Almeida de-
dc.contributor.authorMiranda, Sitônio Coelho-
dc.date.accessioned2022-04-26T17:23:35Z-
dc.date.available2022-04-26T17:23:35Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMIRANDA, Sitônio Coelho. Movimento Escola sem Partido e seus possíveis impactos no ensino de Filosofia. 2021. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65287-
dc.description.abstractThis dissertation reflects on the impacts of the Movimento Escola sem Partido on education, in general, and on the teaching of philosophy, in particular. Such reflection is articulated from the concepts of culture, semi-culture and semi-formation, as well as the collapse of cultural formation in the modern world. It also brings a debate about ideology and its close relationship with school education, especially when it directly permeates the educational system, using the school to determine the maintenance of dominant ideas. The theoretical framework of the research is the German philosopher Theodor Adorno, who develops a thought based on “Education for emancipation”, whose objective is to prevent the repetition of Auschwitz, that is, to stop the human coldness, the indifference present in each one. Thus, in the light of his thinking, education will be understood as a promoter of autonomy and emancipation and, therefore, resistance. Based on this, we arrive at some ideas about the impacts of authoritarian, conservative ideas on philosophy teaching. Immersed in subculture and unable to recognize his alienated and minor condition, man needs an education by values. Some setbacks are faced by public school students and teachers. The permanence of philosophy in Brazilian Basic Education curricula, exclusively after the process of mass education, is also an act of resistance. The totalitarian elements and risks present in a school reduced to instruction have directly affected the teaching of philosophy in Brazilian basic education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscola sem Partidopt_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectPhilosophy Teachingpt_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.titleMovimento Escola sem Partido e seus possíveis impactos no ensino de Filosofiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente dissertação faz uma reflexão sobre os impactos do Movimento Escola sem Partido sobre a educação, em geral, e sobre o ensino de filosofia, em particular. Tal reflexão articula-se a partir dos conceitos de cultura, semicultura e semiformação, assim como o colapso da formação cultural no mundo moderno. Traz, ainda, um debate sobre a ideologia e suas estreitas relações com a educação escolar, sobretudo, quando permeia diretamente o sistema educacional, valendo-se da escola para determinar a manutenção das ideias dominantes. O referencial teórico da pesquisa é o filósofo alemão Theodor Adorno, o qual desenvolve um pensamento pautado na “Educação para emancipação”, cujo objetivo é impedir a repetição de Auschwitz, ou seja, barrar a frieza humana, a indiferença presente em cada um. Assim, à luz de seu pensamento compreender-se-á a educação como promotora da autonomia e emancipação e, por conseguinte, resistência. Com base nisso, chega-se a algumas ideias sobre os impactos de ideias autoritárias, conservadoras no ensino de filosofia. Mergulhado na subcultura e incapaz de reconhecer sua condição alienada e menor, o homem precisa de uma educação por valores. Alguns retrocessos são enfrentados por alunos e professores da escola pública. A permanência da filosofia nos currículos da Educação Básica brasileira, exclusivamente após o processo de massificação do ensino, é também um ato de resistência. Os elementos totalitários e riscos presentes em uma escola reduzida à instrução têm afetado diretamente o ensino de filosofia na educação básica brasileira.pt_BR
dc.title.enSchool without Party Movement and its possible impacts on Philosophy teachingpt_BR
Aparece nas coleções:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

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