Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65242
Type: TCC
Title: Formação do preço de venda com base na gestão de custos : estudo de caso em uma empresa do ramo de fotografia
Authors: Alves, David Wandrey Moreira
Advisor: Pinto, Rochelly Sirremes
Keywords: Gestão de custos;Formação do preço de venda;Mark-up;Margem de contribuição;Ponto de equilíbrio
Issue Date: 2022
Citation: ALVES, David Wandrey Moreira.Formação do preço de venda com base na gestão de custos : estudo de caso em uma empresa do ramo de fotografia.119 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O atual cenário globalizado e dinâmico, têm gerado nas empresas a necessidade de se tornarem, cada vez mais, atrativas ao consumidor. Com isso, a determinação de um preço de venda coerente e competitivo tornou-se essencial para a sua sobrevivência, visto que sua definição, de forma errônea, poderá lhe trazer prejuízos ou desvantagens frente aos concorrentes. Desta forma, é necessário que elas busquem ferramentas que auxiliem no processo de decisão, de forma a estabelecerem estratégias mais assertivas e alcançarem melhores resultados. Diante disso, a contabilidade de custos tem um papel fundamental, podendo ser utilizada tanto para gerenciar os gastos de forma aplicada, através da gestão de custos, quanto para auxiliar no processo de formação do preço de venda, por meio de métodos de precificação. Através dela, torna-se possível compreender como eles se comportam e como estão alocados dentro dos produtos e serviços. Baseado neste contexto, objetivo deste estudo é aplicar a gestão de custos, com foco na formação do preço de venda, em uma empresa do ramo fotográfico. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizou-se revisão bibliográfica acerca dos temas abordados, conceituando termos e métodos de grande importância na área estudada. Por meio da coleta e análise dos dados foi possível classificar os gastos, calcular a margem de contribuição, identificar o ponto de equilíbrio e aplicar o mark-up para a obtenção do preço de venda mínimo e orientativo, que serviram como base para as análises e sugestões de melhorias. Mediante os resultados obtidos, constatou-se que empresa realiza a precificação de forma incorreta. E a partir disso, foi proposto um mix de preços, com a finalidade de torna- lo mais competitivo e gerar maiores lucros. Diante do exposto, salienta-se que utilizar a gestão de custo alinhado ao método de formação de preços é muito importante, visto que seus resultados auxiliam no gerenciamento da organização, tomada de decisão e elaboração de estratégias de mercado.
Abstract: The current globalized and dynamic scenario has generated in companies the need to become increasingly attractive to the consumer. So, the determination of a coherent and competitive sales price has become essential for its survival, since its definition, in an erroneous way, may losses or disadvantages against competitors. In this way, it is necessary that they seek tools that help in the decision process, in order to establish more assertive strategies and achieve better results. In view of this, cost accounting plays a fundamental role, and can be used both to manage expenses in an applied way, through cost management, and to assist in the process of forming the sales price, through pricing methods. Through it, it becomes possible to understand how they behave and how they are allocated within the products and services. Based on this context, the objective of this study is to apply cost management with a focus on the formation of the sale price in a company in the photographic branch. For the development of the research, a bibliographic review was carried out on the topics covered, conceptualizing terms and methods of great importance in the studied area. Through data collection and analysis, it was possible to classify expenses, calculate the contribution margin, identify the break-even point and apply the mark-up to obtain the minimum and guiding sales price, which served as a basis for the analyzes and improvement suggestions. Based on the results obtained, it was found that the company performs the pricing incorrectly. And from that, a price mix was proposed, in order to make it more competitive and generate greater profits. According to the facts, it is emphasized that using cost management aligned with the pricing method is very important, since its results help in the management of the organization, decision making and the elaboration of market strategies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65242
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - RUSSAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_dalves.pdf2,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.