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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Joelma Soares da-
dc.contributor.authorBrito, José Breno Ferreira de-
dc.date.accessioned2022-04-13T19:54:35Z-
dc.date.available2022-04-13T19:54:35Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBRITO, J. B. F. Secretariado executivo e desenvolvimento organizacional: um estudo sobre competências. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65083-
dc.description.abstractSince its establishment, the job market has undergone changes due to aspects such as the industrial revolution, globalization and the creation of new market trends, becoming a scenario of instability and creating a constant need for adaptation of the business environment in relation to the external frame. In this context, organizations are faced with a series of requirements to adapt to this dynamism, namely: selecting professionals who are aligned with the company's objectives, implementing an organizational culture capable of motivating its employees, innovating in processes and systems that optimize activities, guarantee efficiency and other factors that, when worked on and articulated, become strategies that consolidate Organizational Development. Thus, the general objective of this study was to investigate the role of secretarial skills in the context of organizational development. Methodologically, a qualitative and descriptive research was carried out, having as data collection techniques the semi-structured interview with two professionals with higher education in executive secretariat and a focus group with employees from the organizational development sector of a private company. For the treatment of data, social discourse analysis was used and the main results revealed that the secretarial performance within the management of organizational development can be diverse, ranging from the clear dissemination of information about change to the sectors of a company, the in the diagnosis, intervention and reinforcement phases, the consultancy itself and the sum of forces in strategies within the scope of people management.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectSecretariado executivopt_BR
dc.titleSecretariado executivo e desenvolvimento organizacional: um estudo sobre competênciaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrDesde a sua constituição, o mercado de trabalho sofre mudanças em virtude de aspectos como a revolução industrial, a globalização e a criação de novas tendências de mercado, tornando-se um cenário de instabilidade e criando uma necessidade constante de adaptação do ambiente empresarial em relação ao quadro externo. Nesse contexto, as organizações se encontram diante de uma série de requisitos para se adequarem a esse dinamismo, sendo eles: selecionar profissionais que estejam alinhados aos objetivos da companhia, implantar uma cultura organizacional capaz de motivar seus colaboradores, inovar em processos e sistemas que otimizem atividades, garantir eficiência e outros fatores que, ao serem trabalhados e articulados, tornam-se estratégias que consolidam o Desenvolvimento Organizacional. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo consistiu em investigar o papel das competências secretariais no contexto de desenvolvimento das organizações. Metodologicamente, foi elaborada uma pesquisa qualitativa e descritiva, tendo como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada com duas profissionais de formação superior em secretariado executivo e um grupo focal com colaboradores do setor de desenvolvimento organizacional de uma empresa privada. Para o tratamento dos dados, recorreu-se a análise social do discurso e os principais resultados revelaram que a atuação secretarial dentro da gestão de desenvolvimento organizacional pode ser diversa, indo desde a disseminação clara das informações sobre mudança aos setores de uma companhia, o assessoramento nas fases de diagnóstico, intervenção e reforço, a própria consultoria e a soma de forças em estratégias do escopo da gestão de pessoas.pt_BR
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

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