Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65075
Tipo: TCC
Título: A importância da transformação digital na formação de profissionais de Secretariado Executivo de uma Universidade Federal
Autor(es): Carvalho, Ana Beatriz Magalhães
Orientador: Sousa, Elaine Freitas de
Palavras-chave: Secretariado Executivo;Transformação Digital;Formação profissional
Data do documento: 2022
Citação: CARVALHO, Ana Beatriz Magalhães. A importância da transformação digital na formação de profissionais de Secretariado Executivo de uma Universidade Federal. 2022. 59 f. Monografia (Graduação em Secretariado Executivo) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, 2022.
Resumo: A crescente Transformação Digital de tarefas demanda conhecimento tecnológico de diversas profissões para atuação no mercado de trabalho, que passaram a incorporar a aplicação dessas tecnologias no cerne de seu desenvolvimento. Este estudo enfoca sua aplicação à profissão de Secretariado Executivo, tendo como objetivo geral identificar a percepção de discentes de Secretariado Executivo da UFC quanto ao perfil da profissão de Secretariado Executivo requerido para atuação na Era Tecnológica. O trabalho possui abordagem qualitativa e cunho descritivo, e valeu-se de método estatístico simples para análise das questões objetivas. Assim, as informações foram coletadas por meio de questionário eletrônico estruturado, apresentadas sob a forma de quadros e gráficos e interpretadas à luz da análise de conteúdo, obtendo-se que a) parte considerável dos discentes já atuavam no mercado de trabalho antes de iniciar a graduação em Secretariado Executivo; b) embora exista um cronograma de conteúdo a ser estudado no Curso, a abordagem docente ao longo do semestre pode não contemplar todos os assuntos previstos em razão da curta duração de tempo das disciplinas, ou, do planejamento de aulas do(a) docente; c) a polivalência suscitada pela interdisciplinaridade da formação em nível superior confere à área de Secretariado Executivo um patamar passível ao exercício de atividades de gestão, além do eixo de assessoria administrativa e/ou operacional; e d) o Curso de Secretariado Executivo deve preparar seus formandos ao rápido aprendizado e entendimento do contexto em que estiverem inseridos, sob a penalização de ficarem “obsoletos” e à margem do mercado profissional conforme o avanço tecnológico. Constatou-se que o arcabouço teórico do Curso ainda carece de elementos que viabilizem tal aplicação na Era Digital, que pode se dar por meio de competências que preparem os discentes a atuar em contextos instáveis e passíveis de rápida defasagem de conhecimentos. Dessa forma, os discentes apontaram que o Projeto Pedagógico do Curso na UFC deve incluir, também, abertura à aplicação prática dos saberes secretariais como forma de conectar os discentes a profissionais externos, atreladas ao meio corporativo. Com isso, depreendeu-se que a formação em Secretariado Executivo ofertada pela UFC, ainda que enseje o dinamismo, a polivalência e a aptidão ao uso de ferramentas tecnológicas inerentes ao desempenho das atribuições secretariais na Era Digital, não oferta, contudo, conhecimentos para além da vivência na ambientação da Universidade.
Abstract: The growing Digital Transformation of tasks demands technological knowledge from several professions to work in the labor market, which have incorporated the application of these technologies at the heart of its development. This study focuses on its application to the profession of Executive Secretariat, with the general objective of identifying the perception of UFC Executive Secretariat students regarding the profile of the profession of Executive Secretariat required for performance in the Technological Age. The study has a qualitative and descriptive approach, and used a simple statistical method for the analysis of objective questions. Thus, the information was collected through a structured electronic questionnaire, presented in the form of charts and graphs and interpreted in the light of content analysis, obtaining that a) considerable part of the students already worked in the labor market before beginning the graduation in Executive Secretariat; b) although there is a schedule of content to be studied in the Course, the teaching approach throughout the semester may not cover all the subjects foreseen due to the short duration of the disciplines, or, the class planning of the (a) teacher; c) the versatility raised by the interdisciplinarity of higher education training gives the Executive Secretariat area a level that can be used for management activities, in addition to the administrative and/or operational advisory axis; e d) the Executive Secretariat Course should prepare its graduates to the rapid learning and understanding of the context in which they are inserted, under the penalty of being "obsolete" and on the margins of the professional market according to technological progress. It was found that the theoretical framework of the Course still lacks elements that allow such application in the Digital Age, which can be given through skills that prepare students to act in unstable contexts and capable of rapid lag of knowledge. Thus, the students pointed out that the Course Pedagogical Project in the UFC should also include the opening to the practical application of secretariat knowledge as a way to connect students to external professionals, linked to the corporate environment. With this, it was concluded that the training in the Executive Secretariat offered by the UFC, although it gives rise to dynamism, versatility and aptitude for the use of technological tools inherent in the performance of secretariat functions in the Digital Age, does not offer, however, knowledge beyond experience in the university environment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65075
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_abmcarvalho.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.