Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65065
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação diagnóstica de ações de nivelamento para alunos cotistas e não cotistas – estudo de caso em Universidade Pública Estadual
Autor(es): Barros, Aluizio Dalla Vecchia
Orientador: Sampaio, Alberto Lima
Coorientador: Martins, Érico Fernando de Oliveira
Palavras-chave: Acesso;Ações de nivelamento;Eficácia
Data do documento: 2021
Citação: BARROS, Aluizio Dalla Vecchia. Avaliação diagnóstica de ações de nivelamento para alunos cotistas e não cotistas – estudo de caso em Universidade Pública Estadual. Orientador: Alberto Sampaio Lima. 2021. 149 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho teve por escopo investigar a eficácia das ações de nivelamento quanto ao desempenho acadêmico de usuários cotistas e não cotistas dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Matemática, que compõem a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Sinop. Desenvolvidas como uma proposta pedagógica, essas ações de nivelamento são uma resposta aos estudantes ingressantes que demonstram dificuldades de aprendizagem em conteúdos básicos de aritmética, que fazem parte da base curricular dos ensinos fundamental e médio, e que dão suporte às disciplinas da graduação. No referencial teórico foram apresentadas a conceituação de ação afirmativa, sua aplicação nos processos seletivos para ingresso no Ensino Superior, bem como o percurso histórico das Ações Afirmativas no Brasil. Além disso, foram contextualizados os motivos que nortearam a adoção de medidas para correção do déficit de aprendizagem, apresentado pelos novos alunos ingressantes no Ensino Superior. Tratou-se de uma pesquisa do tipo descritiva exploratória com abordagem quali-quantitativa, estudo de caso e expost-facto. O método utilizado foi o indutivo com corte transversal de 2015 a 2019. O instrumento de coleta de dados foi um questionário eletrônico semiestruturado encaminhado via e-mail à população composta por 1.282 discentes. Inicialmente foi realizada análise documental em busca de informações referentes a Aprovação e Reprovação dos estudantes. Posteriormente, com a análise dos dados, foi possível apontar contribuições às ações de nivelamento para um melhor desempenho acadêmico no quesito rendimento escolar, bem como seu impacto na aprovação, autoestima e no desenvolvimento de uma aprendizagem mais significante e autônoma da matemática, capaz de contribuir para o avanço nos próximos níveis de ensino.
Abstract: The presentstudy aimsto investigate the effectiveness of the leveling actionsregarding the academic performance of quota holders and non- quota holders of Civil Engineering, Electrical Engineering and Mathematics courses, which comprise the Faculty of Exact and Technological Sciences (FACET) of the State University of Mato Grosso (UNEMAT), Sinop Campus. Developed as a pedagogical proposal, these leveling actions are a response to incoming students who demonstrate learning difficulties in Basic Mathematics content, which are part of the curricular basis of elementary and secondary education, and which support the undergraduate subjects. The theoretical framework presentsthe concept of affirmative action, as well asit’s application in selective processes for entry into Higher Education, as well as the historical path of Affirmative Action in Brazil. In addition, it contextualizes the reasons that guided the adoption of measures to correct the learning deficit presented by new students entering higher education. It is a descriptive-explanatory type of research with quali-quantitative approach, case study and expost-facto. The method used is the inductive method with cross-section from 2015 to 2019. The population consists of 960 students and 3 teachers of the leveling disciplines and the sample corresponds to the return rate of the questionnaires sent online. The data collection instrument is the semi-structured electronic questionnaire aimed at incoming students from 2015. Initially, documental analysis will be performed in search of information regarding the Coefficient of Academic Performance (CRA) of Students, Approval, Failure and Evasion. Subsequently, at the end of the research, it isintended, with the data analysis, to point out a possible contribution of the leveling actions to a better academic performance in terms of school performance, as well as their impact on the approval, self-esteem and development of a more significant and autonomous learning of mathematics, capable of contributing to progress in the next levels of education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65065
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_advbarros.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.