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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64895
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Avaliação centrada na mudança: efeitos do programa mais educação na diminuição da evasão |
Autor : | Freire, Antonio Gildázio de Andrade Fernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerra Lima, Marcos Antonio Martins |
Palabras clave : | Avaliação de programas;Teoria da mudança;Evasão escolar;Programa Mais Educação |
Fecha de publicación : | 2022 |
Editorial : | Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional |
Citación : | FREIRE, Antonio Gildázio de Andrade; FERNANDES, Joana D’Arc Páscoa Bezerra; LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação centrada na mudança: efeitos do programa mais educação na diminuição da evasão. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 11, n. 20, p. 1-21, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Neste artigo apresenta-se os resultados de um estudo que teve como objetivo principal avaliar os efeitos da implantação do Programa Mais Educação na diminuição da evasão escolar no Centro de Educação Municipal Deputados Manoel Rodrigues, localizado no Município de Maranguape/CE, entre 2015 a 2017. Realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória, bibliográfica e documental, de cunho qualiquantitativo, sob a égide do método quadripolar. Os resultados, analisados à luz da teoria da mudança e representados pelo mapa de processos e resultados, demonstraram um alto nível de eficácia e assertividade na resolução da problemática da evasão na instituição pesquisada. |
Abstract: | This paper presents the results of a study whose main objective was to evaluate the effects of the implementation of the More Education Program in reducing school dropout rates at the Deputies Manoel Rodrigues Municipal Education Center, located in the Municipality of Maranguape/CE, in the chronological section of 2015 to 2017. An exploratory, bibliographical and documentary research, of a quali-quantitative nature, was carried out under the aegis of the quadripolar method. The results, effected in the light of the theory of change and represented through the process and results map, demonstrated a high level of effectiveness and assertiveness in solving the problem of school dropout rates in the researched institution. |
URI : | https://youtu.be/j76cQt2YNZE http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64895 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | BU - Artigos publicados em revistas científicas |
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