Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64798
Type: Artigo de Periódico
Title: Metodologias alternativas de ensino para inovação nas aulas práticas de anatomia humana
Title in English: Alternative methods of education for innovation in the practical lessons of human anatomy
Authors: Lins, Yana Luise Falcão
Filipe, Ana Caroline Januario
Silva, Maria Vanessa Feitoza da
Rocha, Diego Pires
Montenegro, Iracema Hermes Pires de Mélo
Keywords: Anatomia;Materiais de Ensino;Anatomia humana
Issue Date: Mar-2022
Publisher: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citation: LINS, Yana Luise Falcão et al. Metodologias alternativas de ensino para inovação nas aulas práticas de anatomia humana. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 10-26, mar., 2022. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64798. Acesso em: 04/04/2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Objetivo: Apresentar a criação e utilização de materiais didáticos alternativos, com aplicação nas aulas práticas da disciplina de Anatomia Humana, em turmas dos cursos de Nutrição e Fisioterapia, de uma universidade pública do Vale do São Francisco. Métodos: Relato de experiência sobre a metodologia didática utilizada. Cada turma dos cursos continha 58 discentes que foram subdivididos em 2 subturmas (29 discentes cada), com aulas práticas em dias e horários diferentes. Cada subturma foi composta por 5 grupos organizados em 5 bancadas, com aproximadamente 6 estudantes. Em cada aula houve explicação sobre as peças anatômicas dos determinados sistemas e, posteriormente, foi proposta uma atividade utilizando os materiais didáticos desenvolvidos para fixação de modo interativo do conteúdo abordado. Para confecção dos modelos, utilizou-se materiais de baixo custo, sendo desenvolvido um produto para cada conteúdo da Anatomia Sistêmica. Resultados: A aderência aos materiais foi satisfatória, demonstrando aprendizado independente e prazeroso com as novas ferramentas. Os estudantes desenvolveram as atividades apresentadas, gerando novas considerações relacionadas aos conteúdos, em que a teoria foi articulada continuamente com a prática. Considerações finais: A utilização dos materiais didáticos alternativos proporcionou a participação ativa dos discentes, oferecendo meios de integrar os conteúdos, introduzindo mecanismos inovadores como alternativas na educação.
Abstract: Objective: to present the creation and use of alternative didactic materials, with application in the practical classes of the discipline of Human Anatomy, in classes of the Nutrition and Physiotherapy courses, of a public university in the São Francisco Valley. Methods: Experience report on the teaching methodology used. Each class of the courses contained 58 students who were subdivided into 2 sub-classes (29 students each), with practical classes on different days and times. The sub-class was composed of 5 groups organized in 5 benches, with approximately 6 students. In each class, there was an explanation about the anatomical parts of certain systems and, later, an activity was proposed using the didactic materials developed to fix the content covered in an interactive way. To make the models, low-cost materials were used, and a product was developed for each content of the Systemic Anatomy. Results: The adherence to the materials was satisfactory, demonstrating independent and pleasant learning with the new tools. The students developed the activities presented, generating new considerations related to the contents, in which the theory was continuously articulated with the practice. Final considerations: The use of alternative teaching materials provided the active participation of students, offering ways to integrate the content, introducing innovative mechanisms as alternatives in education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64798
ISSN: 2525-9563
Appears in Collections:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_art_ylflins.pdf694,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.