Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64712
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de ciências e a cultura maker com o laboratório de fabricação digital FabLearn: um estudo de caso da elaboração e implementação de sequências didáticas no ensino fundamental II no município de Sobral
Título em inglês: Science teaching and maker culture with the FabLearn digital fabrication laboratory: a case study of the development and implementation of didatic sequences in elementary school II in the city of Sobral
Autor(es): Brasileiro, Cesar de Castro
Orientador: Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Coorientador: Blikstein, Paulo
Palavras-chave: Ensino de ciências;Construcionismo;Tecnologia educacional;Ambiente de aprendizagem;Science teaching;Constructionism;Educational technology;Learning environment
Data do documento: 29-Nov-2021
Citação: BRASILEIRO, Cesar de Castro. O ensino de ciências e a cultura maker com o laboratório de fabricação digital FabLearn: um estudo de caso da elaboração e implementação de sequências didáticas no ensino fundamental II no município de Sobral. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Pesquisas desenvolvidas na área de ensino de ciência nos apontam a existência das possibilidades de alcançar resultados excelentes na aprendizagem dos alunos de ensino fundamental das escolas públicas. Resultados esses que atingem um nível de aprofundamento eficaz nos conteúdos propostos. A construção de sequências didáticas de ciências e implementação abordando temas da área, motivação e estimulação dos alunos a resolver situações problemas tem se mostrado de grande valia no que diz respeito à aprendizagem dos alunos. Porém, apenas a construção de uma sequência didática proposta para atingir a aprendizagem não é o suficiente. É necessário entender as etapas e momentos de cada atividade deixando-os bem definidos para que seja possível intervir e acompanhar o desempenho dos alunos para ajudar na orientação durante o processo de aprendizagem. O presente estudo trata da análise qualitativa de quatro sequências didáticas de ciências aplicadas em uma escola de tempo integral da rede municipal de Sobral-CE como parte da implementação do novo currículo de ciências do município orientado pela equipe Fablearn para construção de um manual com quatro sequências didáticas de ciências como produto educacional. A construção das etapas e momentos detalhados de quatro sequências didáticas foi realizada em quatro séries do ensino fundamental (6°, 7°, 8° e 9° anos) e sua implementação trouxe algumas evidências que possibilitam uma análise qualitativa mais aprofundada e um redesenho dessas sequências para construção de um manual de professores como produto educacional que tem como objetivo trazer uma aprendizagem mais significativa dentro do ensino de ciências. Os resultados aqui disponibilizados foram coletados e analisados a partir destas aplicações. O que se espera com a análise das sequências didáticas aplicadas é a possibilidade de um redesenho mais detalhado de cada sequência e sua inserção dentro de um manual de sequências didáticas que será utilizado por outros professores que por sua vez poderão adaptar as atividades de acordo com seus contextos escolares visando sempre a aprendizagem dos alunos.
Abstract: Research carried out in the area of science education points to the existence of possibilities for achieving excellent results in the learning of elementary school students in public schools. Results that reach an effective level of depth in the proposed contents. The construction of science didactic sequences and implementation addressing themes in the area, motivation and stimulation of students to solve problem situations has proved to be of great value with regard to student learning. However, just the construction of a proposed didactic sequence to achieve learning is not enough. It is necessary to understand the stages and moments of each activity, leaving them well defined so that it is possible to intervene and monitor the performance of students to help guide them during the learning process. The present study deals with the qualitative analysis of four didactic sequences of applied sciences in a full-time school in the municipal network of Sobral-Ce as part of the implementation of the new science curriculum of the municipality guided by the FabLearn team for the construction of a manual with four sequences science didactics as an educational product. The construction of the stages and detailed moments of four didactic sequences was carried out in four grades of elementary school (6th, 7th, 8th and 9th years) and its implementation brought some evidence that allow a more in-depth qualitative analysis and a redesign of these sequences for the construction of a teachers manual as an educational product that aims to bring more meaningful learning within science education. The results made available here were collected and analyzed from these applications. What is expected with the analysis of the didactic sequences applied is the possibility of a more detailed redesign of each sequence and its insertion within a didactic sequences manual that will be used by other teachers who in turn will be able to adapt the activities according to their school contexts always aiming at students' learning.
Descrição: Acompanha produto educacional: "Manual de sequências didáticas de ciências: 6° ao 9 ano".
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64712
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_pe_ccbrasileiro.pdf492,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2021_dis_ccbrasileiro.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.