Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64414
Tipo: Dissertação
Título: Arquitetura e educação profissional: perspectiva histórica e modernização das Escolas Técnicas Federais no Brasil e no Ceará (1909-1999)
Autor(es): Araújo, Adriana Castelo Branco Ponte de
Orientador: Paiva, Ricardo Alexandre
Palavras-chave: Educação profissional;Arquitetura escolar;Análise tipológica;Escolas Técnicas Federais
Data do documento: 2-Fev-2022
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: ARAÚJO, A. C. B. P. Arquitetura e educação profissional: perspectiva histórica e modernização das Escolas Técnicas Federais no Brasil e no Ceará (1909-1999). 2022. 514 f. Dissetação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A presente pesquisa investiga, à luz de uma perspectiva histórico-crítica, a relação entre a modernização das políticas públicas do ensino técnico-profissional estabelecidas pelo Governo Federal e as transformações ocorridas nas tipologias arquitetônicas da sua respectiva rede de Escolas no Brasil, considerando uma ênfase maior no estudo da Escola Técnica Federal do Ceará. Esses equipamentos educacionais foram criados em 1909 pelo presidente Nilo Peçanha, em dezenove unidades federativas do Brasil, denominadas de Escolas de Aprendizes Artífices, com o objetivo de capacitar jovens de classes desfavorecidas para um ofício. Desde então, ocorreram diversas etapas de reordenamento na instituição, por meio de mudanças nas políticas educacionais do governo e as consequentes mudanças em suas nomenclaturas e em suas estruturas físicas. O trabalho visa ainda estudar a articulação dessa arquitetura educacional com o contexto econômico, político e sociocultural brasileiro, enfatizando o papel dos agentes (o Estado, educadores e os arquitetos) envolvidos nesse processo de modernização. A relevância da pesquisa se justifica pelas escassas investigações dessa temática no contexto mais amplo de estudos sobre a arquitetura escolar, além do fato dessa categoria de ensino ter introduzido novas particularidades programáticas, expressando novos esquemas tipológicos que se diferenciaram das soluções das escolas tradicionais. A pesquisa adota um procedimento metodológico ancorado em um aporte teórico, por meio da revisão bibliográfica e a análise de fontes primárias, como iconografia, mapas, relatórios, documentos da própria instituição, acervos digitais, projetos, além da realização de visitas aos próprios edifícios e relatos orais. O trabalho contextualiza o cenário da arquitetura escolar profissional, para na sequência estabelecer categorias de análise tipológicas (funcional e formal) e assim aplicá-las no conjunto de escolas de cada fase histórica, sistematizando dados e elaborando diagramas gráficos. Por fim, o trabalho busca contribuir para o resgate da trajetória arquitetônica da instituição, por meio da documentação, valorização e conservação desse acervo escolar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64414
Aparece nas coleções:DAUD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_acbparaujo.pdf70,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.