Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64356
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Educação de usuários em tempos de COVID-19: relato de experiência da Biblioteca de Ciências da Saúde da UFC |
Título en inglés: | User education in times of COVID-19: experience report from UFC's Library of Health Sciences |
Autor : | Souza, Maria Naires Alves de Costa, Rosane Maria |
Palabras clave : | Educação de usuários;Treinamentos;Videoconferências |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | SIBI/UFG |
Citación : | SOUZA, M. N. A.; COSTA, R. M. C. Educação de usuários em tempos de COVID-19: relato de experiência da Biblioteca de Ciências da Saúde da UFC. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 21., 2020, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: SIBI/UFG, 2022. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20307. Acesso em: 9 mar. 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Relata a experiência vivenciada pela Biblioteca de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ceará com a educação de seus usuários no contexto da pandemia do COVID-19, refletindo, especificamente, os treinamentos ministrados nos anos de 2019, 2020 e 2021. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, na modalidade relato de experiência. Os dados utilizados foram coletados dos relatórios técnicos da biblioteca. Descreve a situação vivida pelos bibliotecários entre dificuldades e ganhos com o atendimento remoto aos usuários realizados via plataformas de videoconferências. Enfatiza o aumento do número de usuários treinados no período de 2020 até outubro de 2021, em comparação ao ano de 2019, quando os treinamentos foram realizados de forma presencial, exclusivamente. Conclui que a pandemia foi um momento de superação por parte da comunidade universitária como um todo e que a biblioteca, em particular, precisou se articular para aumentar a oferta de serviços on-line a fim de atender seu público a distância. |
Abstract: | It reports the experience lived by the Health Sciences Library of the Federal University of Ceará with the education of its users in the context of the COVID-19 pandemic, specifically reflecting the training provided in 2019, 2020 and 2021. an exploratory and descriptive study, with a quantitative and qualitative approach, in the experience report modality. The data used were collected from the library's technical reports. It describes the situation experienced by librarians between difficulties and gains with remote service to users via videoconference platforms. It emphasizes the increase in the number of users trained in the period from 2020 to October 2021, compared to 2019, when the training was carried out in person, exclusively. It concludes that the pandemic was a moment of overcoming on the part of the university community as a whole and that a library, in particular, needs to be articulated to increase the offer of online services in order to serve its public at a distance. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64356 |
ISSN : | 2359-6058 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | BU - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_eve_mnasouza.pdf | 290,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.