Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64265
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uso de objetos de aprendizagem para abstração no ensino de química: estado da arte
Título em inglês: Use of learning objects for abstractions in chemistry: state of art
Autor(es): Santos Neto, Manuel Bandeira dos
Almeida, Suyanne do Nascimento
Feitosa, Raphael Alves
Palavras-chave: Recurso metodológico;Tecnologias de informação e comunicação;Ensino - Aprendizagem;Methodological resource;Information and communication technologies;Teaching-Learning
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Caminhos da Educação Matemática em Revista
Citação: SANTOS NETO, Manuel Bandeira dos Santos; ALMEIDA, Suyanne do Nascimento; FEITOSA, Raphael Alves. Uso de objetos de aprendizagem para abstração no ensino de química: estado da arte. Caminhos da Educação Matemática em Revista, [s. l.], v. 8, n. 2, 2018.
Resumo: A partir do avanço das novas metodologias em sala de aula faz-se necessário o debate sobre as mesmas no âmbito acadêmico, sobretudo, nas universidades que trabalham com formação de professores. Sabe-se que os Objetos de Aprendizagens (OA) são recursos de fácil acesso e que trabalham de forma a promover uma interação dos alunos para com os conteúdos ministrados em sala, uma vez que a metodologia dos OA gira em torno da participação e de um entendimento significativo dos conteúdos abordados. Nesse viés, esta pesquisa objetiva investigar o uso de objetos de aprendizagem como metodologia na abstração no ensino de Química pela produção de um Estado da Arte (EA). Esse objetiva apresentar as produções acadêmicas mapeadas fundamentando a discussão e contribuições do assunto investigado. Poucas foram as pesquisas encontradas sobre os descritores objetos de aprendizagem AND elnsino de Química; e ensino de Química AND abstração. Diante dos poucos resultados encontramos, o presente trabalho tem relevância para o ensino de Química. Além disso, os artigos encontrados mostraram que o uso de OA como recurso metodológico para o ensino pode ser uma maneira prática e significativa de se abordar os conteúdos de Química, sobretudo, por permitirem aos alunos usarem a abstração de maneira concreta.
Abstract: As a result of the advancement of the new methodologies in the classroom, it is necessary to debate them in the academic field, especially in universities that work with teacher training. It is known that Learning Objects (LO) are an easy-to-access resource and work in a way that promotes an interaction of the students with the content delivered in the classroom, since the methodology of the LOs revolves around the participation and a meaningful understanding of the contents addressed. In this bias, this research aims to investigate the use of learning objects as methodology in abstraction in the teaching of Chemistry by the production of a State of Art. This objective presents the mapped academic productions grounding the discussion and contributions of the investigated subject. Few were the researches found on the descriptors objects of learning AND teaching of Chemistry; and teaching of Chemistry AND abstraction. Faced with the few results we find, the present work is relevant to the teaching of Chemistry. In addition, the articles found have shown that the use of LO as a methodological resource for teaching can be a practical and meaningful way of approaching Chemistry contents, especially for allowing students to use abstraction in a concrete way
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64265
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DBIO - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_mbsneto.pdf251,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.