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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64242
Tipo: | Dissertação |
Título : | Pobreza e raça: intersecções em um terreiro de umbanda em Acarape-CE |
Título en inglés: | Poverty and race: intersections in a terreiro de umbanda in Acarape-CE |
Autor : | Lima, Antônio Ailton de Sousa |
Tutor: | Moura Júnior, James Ferreira |
Palabras clave : | Raça;Pobreza;Umbanda;Interseccionalidade;Resistência |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | LIMA, Antônio Ailton de Sousa. Pobreza e raça: intersecções em um terreiro de umbanda em Acarape-CE. Orientador: James Ferreira Moura Júnior. 2020. 181 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente escrito versa sobre os engendramentos históricos e conceituais das categorias de pobreza e raça, bem como suas intersecções no que tange seus cruzamentos. Partindo do pressuposto que tanto socialmente quanto no âmbito acadêmico ambas as categorias são entendidas de formas independentes, em que uma é tida como sub-representação da outra, evoca-se discussões que reflitam sobre o contrário. É por meio de uma perspectiva decolonial e interseccional que se constrói subsídios para estabelecer a relação aqui apontada em contextos de terreiro de umbanda. Com isso, apresenta-se como objetivo geral analisar as intersecções existentes entre os marcadores de pobreza, raça e religião como estratégias de resistência vivenciadas por praticantes da Umbanda em Acarape- CE. Como objetivos específicos, buscase: (I) realizar uma revisão sistemática a partir dos descritores de raça e pobreza; (II) investigar as trajetórias de vida de cada praticante considerando a relação entre raça e religião; (III) entender como os/as praticantes de umbanda associam sua prática religiosa a situação de pobreza; e, (IV) descrever as estratégias de resistência de umbandistas frente a intersecção de pobreza e raça. Desse modo, apresenta-se a problemática em torno dos processos psicossociais de pobreza e raça atravessados pelo marcador de religião. A proposta metodológica se baseia numa abordagem qualitativa com viés compreensivo, se concretizando através de visitas de campo, caracterizado pela técnica de observação participante e entrevista semiestruturada, a considerar como critério de participação ser adulto, praticante da religião, residente da cidade de Acarape e aceitar participar da pesquisa e assinar a TECLE. Assim, todo conteúdo produzido foi analisado a partir da Análise Crítica do Discurso. Foram constadas formas distintas de (auto)reconhecimento racial e suas relações com sua instituição religiosa. Além disso, foram observadas percepções acerca da pobreza permeadas por perspectivas religiosas, assim, evidenciando-se práticas individuais e coletivas como forma de enfrentamento aos dispositivos de opressão inscritos no cotidiano de umbandistas da cidade de Acarape-CE. |
Abstract: | This paper discusses the historical and conceptual engenderings of the categories of poverty and race, as well as their intersections in terms of their intersections. Based on the assumption that, both socially and academically, both categories are understood in independent ways, in which one is seen as an under-representation of the other, it evokes discussions that reflect on the contrary. It is through a decolonial and intersectional perspective that we build subsidies to establish the relationship pointed out here in Umbanda temple contexts. Thus, the general objective is to analyze the intersections between the markers of poverty, race and religion as resistance strategies experienced by Umbanda practitioners in Acarape-CE. As specific objectives, it seeks to: (I) conduct a systematic review from the descriptors of race and poverty; (II) investigate the life trajectories of each practitioner considering the relationship between race and religion; (III) understand how Umbanda practitioners associate their religious practice with poverty; and, (IV) describe the resistance strategies of Umbanda practitioners facing the intersection of poverty and race. Thus, the problematic around the psychosocial processes of poverty and race crossed by the marker of religion is presented. The methodological proposal is based on a qualitative approach with a comprehensive bias, materializing through field visits, characterized by the technique of participant observation and semi-structured interview, considering as a criterion for participation to be an adult, practitioner of religion, resident of the city of Acarape and agree to participate in the research and sign the TECLE. Thus, all the content produced was analyzed based on Critical Discourse Analysis. We found distinct forms of racial (self)recognition and their relations with their religious institution. In addition, perceptions about poverty permeated by religious perspectives were observed, thus evidencing individual and collective practices as a way of confronting the devices of oppression inscribed in the daily lives of umbandistas in the city of Acarape-CE. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64242 |
Aparece en las colecciones: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
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