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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64215
Tipo: | Tese |
Título: | Pensamento e linguagem na psicologia histórico-cultural: contribuições de Vigotski, Luria e Leontiev para a educação |
Autor(es): | Silva, Natália Ayres da |
Orientador: | Chagas, Eduardo Ferreira |
Palavras-chave: | Pensamento;Linguagem;Educação;Psicologia histórico-cultural;Thought;Language;Education;Historical-cultural psychology |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SILVA, Natália Ayres da. Pensamento e linguagem na psicologia histórico-cultural: contribuições de Vigotski, Luria e Leontiev para a educação. Orientador: Eduardo Ferreira Chagas. 2021. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Esta Tese centra-se na investigação acerca do pensamento e da linguagem na Psicologia Histórico-Cultural, cujo fundamento filosófico se assenta no materialismo histórico-dialético. Nosso objetivo, portanto, é investigar essas duas categorias, pensamento e linguagem, e as contribuições de Vigotski, Luria e Leontiev para a educação, procurando evidenciar a base marxista dos seus estudos. Neste sentido, buscamos com esta pesquisa: 1) apresentar a origem histórico-social do psiquismo humano; 2) perscrutar as categorias pensamento e linguagem e identificar a relação entre elas em Vigotski, Luria e Leontiev; e 3) extrair contribuições das elaborações de Vigotski, Luria e Leontiev sobre as categorias pensamento e linguagem para a educação escolar no que tange, especificamente, ao processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A Psicologia Histórico-Cultural, que tem como principais fundadores Vigotski, Luria e Leontiev, constituiu-se no contexto da Revolução Russa de 1917 e representou a busca pela construção de uma psicologia que pudesse compreender o ser humano na sua historicidade e na sua concretude. Ao apoiarem-se nos fundamentos do marxismo, os psicólogos soviéticos defenderam a origem histórico-social do desenvolvimento humano, das funções psíquicas superiores, pertencentes exclusivamente aos seres humanos. A linguagem, principal meio de comunicação social, de transmissão de informações e assimilação de conhecimentos acumulados historicamente, e o pensamento, reflexo da realidade na consciência, são processos históricos e inter-relacionados no desenvolvimento humano. Por meio da educação, especialmente a educação escolar, esses processos psicológicos podem alcançar seu mais alto grau de desenvolvimento, quando se tem o domínio da formação de conceitos. |
Abstract: | This Thesis focuses on the investigation of thought and language in HistoricalCultural Psychology, whose philosophical foundation is based on historicaldialectical materialism. Our objective, therefore, is to investigate these two categories, thought and language, and the contributions of Vygotski, Luria and Leontiev to education, seeking to highlight the Marxist basis of their studies. In this sense, we seek with our research: 1) to present the historical-social origin of the human psyche; 2) examine the thought and language categories and identify the relationship between them in Vigotski, Luria and Leontiev; and 3) extract contributions from the elaborations of Vigotski, Luria and Leontiev on the thought and language categories for school education, specifically regarding the development and learning process of children. Historical-Cultural Psychology, whose main founders Vigotski, Luria and Leontiev, was constituted in the context of the Russian Revolution of 1917 and represented the search for the construction of a psychology that could understand the human being in its historicity and in its concreteness. By relying on the foundations of marxism, soviet psychologists defended the historical-social origin of human development, of higher psychic functions, which belong exclusively to human beings. Language, the main means of social communication, the transmission of information and the assimilation of historically accumulated knowledge, and thought, a reflection of reality in consciousness, are historical and interrelated processes in human development. Through education, especially school education, these psychological processes can reach their highest level of development, when they have mastered the formation of concepts. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64215 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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