Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Carlos Alberto Santos de-
dc.contributor.authorSousa, Helanderson Santos de-
dc.date.accessioned2022-02-25T19:32:47Z-
dc.date.available2022-02-25T19:32:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUSA, H. S. O jogo mestre da matéria e energia como instrumento de ensino e aprendizagem em física. 2022. 181 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64201-
dc.description.abstractThis dissertation aims to explain how the use of games, when applied in a thoughtful, planned and correct way, has the ability to provide a more pleasurable, motivating, exciting, active and, therefore, more efficient physics learning, eminently in what is refers to elementary school, a stage of basic education in which play and games are still very present and important in the school environment and beyond. The new National Common Curriculum Base (BNCC) has brought changes to the primary school curriculum, according to the current curriculum, students now have contact with physics-related subjects since the sixth year. Therefore, the use of didactic games, games and games, appear as a resource for a differentiated and fun class, which can serve as an instrument for a more active and engaging methodology which provides significant learning and directly impact on the multiple intelligences of students and on their interpersonal interactions. Based on authors who corroborate this thesis, we developed a didactic game, the Master of Matter and Energy (MME) - name that refers to the thematic unit that is more related to the teaching of physics in the new BNCC -, which was developed to be applied in classes from the eighth grade of elementary school. The MME is a board and card game that can be used as a previous organizer, as an instrument for fixing subjects worked in the classroom, or even as an assessment instrument, in order to provide the physics or science teacher with an alternative to make its most interesting, active and profitable classes, with the main objective of a deeper learning by the students, without leaving aside the fun.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectBoard gamept_BR
dc.titleO jogo mestre da matéria e energia como instrumento de ensino e aprendizagem em físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação tem por objetivo explicitar como o uso de jogos, quando aplicados de maneira pensada, planejada e correta, tem a capacidade de proporcionar um aprendizado de física mais prazeroso, motivador, instigante, ativo e, portanto, mais eficiente, eminentemente no que se refere ao ensino fundamental, etapa da educação básica em que o lúdico e a brincadeira ainda se fazem muito presentes e importantes no ambiente escolar e fora dele. A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe mudanças para currículo do ensino fundamental, de acordo com o atual currículo os alunos agora têm contato com assuntos relacionados à física desde o sexto ano. Portanto o uso de jogos didáticos, do lúdico e da brincadeira, surgem como recurso para uma aula diferenciada e divertida, podendo servir de instrumento para uma metodologia mais ativa e envolvente, a qual proporcione uma aprendizagem significativa e impacte diretamente nas inteligências múltiplas dos alunos e em suas interações interpessoais. Com base em autores que corroboram essa tese, desenvolvemos um jogo didático, o Mestre da Matéria e Energia (MME) - nome que faz referência à unidade temática que está mais relacionada ao ensino de física na nova BNCC -, que foi desenvolvido para ser aplicado em turmas do oitavo ano do ensino fundamental. O MME é um jogo de tabuleiro e cartas que pode ser usado como organizador prévio, como instrumento de fixação de assuntos trabalhados em sala de aula, ou mesmo como instrumento de avaliação, de modo a proporcionar ao professor de física ou ciências uma alternativa para tornar suas aulas mais interessantes, ativas e proveitosas, tendo como objetivo principal uma aprendizagem mais profunda por parte dos alunos, sem deixar de lado do divertimento.pt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_hssousa.pdf6,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.