Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64039
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O coelho azul e a sua toca: contributos heurísticos da mediação da leitura na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista nas escolas de ensino regular |
Título en inglés: | The blue rabbit and its burry: heuristic contributions of mediation of reading in the inclusion of children with autistic spectrum discorders in regular schools |
Autor : | Barreto, Rayara Bastos Barreto Júnior, Cláudio Abreu |
Palabras clave : | Transtorno do Espectro Autista;Inclusão Escolar;Autismo;Interação Social;Autonomia Pessoal |
Fecha de publicación : | feb-2022 |
Editorial : | Brazilian Journal of Medical and Biological Research |
Citación : | BARRETO, R. B. ; BARRETO JÚNIOR, C. A. O coelho azul e a sua toca: contributos heurísticos da mediação da leitura na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista nas escolas de ensino regular. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, v. 7, n. esp. 3, p. 175-185, fev. 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/78235/218217. Acesso em: 18 fev. 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivo: Analisar o projeto de leitura Fábrica Mágica Azul que, através da mediação da informação, incide sobre a importância da leitura na socialização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para otimizar seu aprendizado, a relação interpessoal do indivíduo, incentivando sua autonomia e interação social. Métodos: Trata de uma pesquisa de natureza qualitativa baseada nos pressupostos da Teoria Sócio-Histórica e da metodologia de pesquisa-ação, os materiais e instrumentos de pesquisa incluíram análise documental, observações e diário de campo. Resultados: Foi analisado um projeto de leitura, utilizado de 2018 a 2019, com duas crianças autistas, uma de grau leve e outra, severo não verbal, cuja metodologia utilizada no projeto possuía foco na inclusão escolar. Outrossim, as ferramentas utilizadas nessa conjuntura do brincar diferente sob a ótica do autismo, tais como contação de histórias, música, blocos de montar, massinha de modelar até exposição de desenhos visando à melhora progressiva da qualidade de vida da criança com TEA. Conclusão: O projeto possibilitou avanços significativos nas competências cognitivas e sociais das crianças ao passo que promoveu de maneira mais acolhedora e efetiva a inclusão escolar. |
Abstract: | Objective: Analyze the reading project Fábrica Mágica Azul which, through the mediation of information, focuses on the importance of reading in the socialization of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) to optimize their learning, the individual's interpersonal relationship, encouraging their autonomy and social interaction. Methods: This is a qualitative research based on the assumptions of the Socio-Historical Theory and the research-action methodology, the research materials and instruments included document analysis, observations and a field diary. Results: A reading project used from 2018 to 2019 with two autistic children, one mild and the other severe non-verbal, was analyzed, whose methodology used in the project focused on school inclusion. Also, the tools used in this context of playing are different from the perspective of autism, such as storytelling, music, building blocks, modeling clay and even drawing exhibition, aiming at the progressive improvement of the quality of life of children with ASD. Conclusion: The project enabled significant advances in children's cognitive and social skills while promoting school inclusion in a more welcoming and effective way. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64039 |
ISSN : | 2525-9563 |
Aparece en las colecciones: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_art_rbbarreto.pdf | 169,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.