Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64025
Type: | Tese |
Title: | O espelho partido da metrópole: paisagens opacas/luminosas da Cicerópolis |
Title in English: | The broken mirror of the metropolis: opaque/luminous landscapes of Cicerópolis |
Authors: | Fernandes, Glauco Vieira |
Advisor: | Costa, Maria Clélia Lustosa |
Keywords: | Juazeiro do Norte;Paisagem urbana;Cinema;Metrópole |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | FERNANDES, Glauco Vieira. O espelho partido da metrópole: paisagens opacas/luminosas da Cicerópolis. 2021. 129 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Juazeiro do Norte apresenta características de práticas sociais, econômicas, culturais metropolitanas em crescente complexidade e incremento de elementos em que a modernidade pontua hibridizações com o pós-moderno. A expressiva filmografia resultante de uma larga produção audiovisual realizada sobre a cidade acumula uma representação fílmica exemplar sobre sua paisagem, desde o início do século XX até os dias atuais. Esta pesquisa tem como objetivo analisar Juazeiro do Norte enquanto cidade fílmica, no contexto de sua representação atual, em ruptura para uma metrópole quando traz novos personagens e uma dinâmica que não depende só da tradição das romarias, da figura do Padre Cícero, e do crescimento desordenado; que vai se distinguindo com um olhar diferenciado, partindo de construções de personagens diversificados. Isto corresponde a uma paisagem/imagem da cidade ressignificada pela nova representação fílmica que possui um rebatimento na cidade real, da mesma forma em que uma nova cidade vai se pronunciando enquanto capital regional assimilando um crescente processo de metropolização. As ações e objetos técnicos assimilam a fusão do tempo-espaço na metrópole emergente em áreas luminosas, e ao mesmo tempo a nova produção de documentários sobre a cidade evocam uma fricção entre representação-experiência de paisagens que optam por escolhas estéticas que resultam em evidenciar áreas opacas, aquelas em que a “força” é dos lentos. Para seguir este caminho de investigação, foi realizado um levantamento da filmografia sobre Juazeiro do Norte. O repertório de filmes é significativo, que está em apêndice deste trabalho pela importância como base de referência para pesquisas futuras que não se limitam somente ao campo geográfico. Trata-se, portanto, não somente como fonte para esta pesquisa, mas se confunde com a empiria. Os filmes sobre Juazeiro do Norte e a própria cidade constituem o substrato empírico para a discussão proposta. A realização desta pesquisa demonstra que há uma força na representação fílmica que deva ser utilizada como instrumentação política de resistência ao jogo bruto de homogeneização ou espetacularização dos espaços da vida que sofrem a todo instante ameaças por parte das representações hegemônicas do grande capital. |
Abstract: | Juazeiro do Norte presents characteristics of metropolitan social, economic and cultural practices in increasing complexity and increasing elements in which modernity punctuates hybridizations with the postmodern. The expressive filmography resulting from a large audiovisual production carried out on the city accumulates an exemplary filmic representation of its landscape, from the beginning of the 20th century to the present day. This research aims to analyze Juazeiro do Norte as a filmic city, in the context of its current representation, in rupture to a metropolis when it brings new characters and a dynamic that does not depend only on the tradition of pilgrimages, the figure of Father Cícero, and the growth disordered; that distinguishes itself with a different look, starting from the constructions of diversified characters. This corresponds to a landscape/image of the city resignified by the new filmic representation that has a repercussion in the real city, in the same way that a new city is pronounced as a regional capital assimilating a growing process of metropolization. The actions and technical objects assimilate the fusion of time-space in the emerging metropolis in luminous areas, and at the same time the new production of documentaries about the city evoke a friction between representation-experience of landscapes that opt for aesthetic choices that result in highlighting areas opaque, those in which the “strength” is of the slow. To follow this path of investigation, a survey of the filmography about Juazeiro do Norte was carried out. The film repertoire is significant, which is in the appendix of this work due to its importance as a reference base for future research that is not limited only to the geographic field. It is, therefore, not only a source for this research, but is confused with empiricism. The films about Juazeiro do Norte and the city itself constitute the empirical substrate for the proposed discussion. The accomplishment of this research demonstrates that there is a force in the filmic representation that must be used as a political instrument of resistance to the crude game of homogenization or spectacularization of the spaces of life that are constantly threatened by the hegemonic representations of big capital. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64025 |
Appears in Collections: | DGR - Teses defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tese_gvfernandes.pdf | 4,64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.