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Type: TCC
Title: Modelo de previsão da demanda de passageiros domésticos no aeroporto de Fortaleza
Authors: Passos, Isadora Braga
Advisor: Linhares, Fabricio Carneiro
Keywords: Modelo Gravitacional;Demanda por Transporte Aéreo;Aeroporto Internacional de Fortaleza
Issue Date: 2021
Citation: PASSOS, Isadora Braga. Modelo de previsão da demanda de passageiros domésticos no aeroporto de Fortaleza. 2021. 48 f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: A previsão da demanda de passageiros do transporte aéreo é relevante devido ao impacto da receita gerada por visitantes no Ceará e para o planejamento de infraestrutura do aeroporto. O presente estudo tem como objetivo obter um modelo adequado de previsão da demanda de passageiros domésticos com destino ao Aeroporto Internacional de Fortaleza ao utilizar o modelo gravitacional, incorporando os efeitos de variáveis geoeconômicas e variáveis de controle. O período analisado foi de 2011 a 2020, com periodicidade trimestral. Os resultados obtidos confirmam o alto impacto das variáveis binárias que indicam o período afetado pela pandemia de COVID-19 e da presença de aeroportos hub como origem dos voos, assim como indicam impacto positivo da atividade econômica e infraestrutura de turismo para a demanda por transporte aéreo. Além disso, comprova-se a distância aérea entre aeroportos como fator de impacto negativo para o incremento do fluxo de passageiros. Por fim, pode-se motivar futuros estudos que englobem também os passageiros internacionais e incrementos de dados para a análise da demanda de passageiros no Aeroporto Internacional de Fortaleza.
Abstract: The forecast for air transport passenger demand is relevant due to the impact of revenue generated by visitors in Ceará and for airport infrastructure planning. The present study aims to obtain an adequate model of forecasting the demand of domestic passengers bound for the International Airport of Fortaleza when using the gravitational model, incorporating the effects of geoeconomic variables and control variables. The period analyzed was from 2011 to 2020 on a quarterly basis. The results obtained confirm the high impact of the binary variables that indicate the period affected by the COVID-19 pandemic and the presence of hub airports as the origin of the flights, as well as indicating a positive impact of the economic activity and tourism infrastructure for the demand for air transport. In addition, the air distance between airports is proven to be a negative impact factor for the increase in the flow of passengers. Finally, it is possible to motivate future studies that also include international passengers and data increments for the analysis of passenger demand at Fortaleza International Airport.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64019
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