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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Valores do trabalho para estudantes de stricto sensu em contabilidade das gerações Y e Z
Título(s) alternativo(s): Valores del trabajo para estudiantes de stricto sensu en contabilidad de las generaciones Y y Z
Título em inglês: Work values for generations Y and Z stricto sensu accounting students
Autor(es): Sousa, Rayane Camila da Silva
Colauto, Romualdo Douglas
Palavras-chave: Valores do trabalho;Geração y;Geração z;Stricto sensu;Contabilidade;Work values;Generation y;Generation z;Stricto sensu;Accounting.;Valores del trabajo;Geracion y;Geracion z;Stricto sensu;Contabilidad
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão
Citação: SOUSA, R.C.S.; COLOAUTO, R. D. Valores do trabalho para estudantes de stricto sensu em contabilidade das gerações Y e Z. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 19, n. 19, p. 290-304, jan./dez., 2021.
Resumo: O estudo analisa os valores do trabalho interpretados como significativos para estudantes das gerações Y e Z do stricto sensu em contabilidade. Participaram da pesquisa 337 pósgraduandos do stricto sensu da área de Contabilidade, sendo 246 da geração Y e 91 da Z. Os valores do trabalho considerados mais importantes foram aqueles sobre estabilidade no trabalho e independência financeira que compuseram o fator “Segurança”; os valores menos importantes foram aqueles relacionados ao status, soberania e prestígio que compuseram o fator “Poder”. O teste Mann-Whitney indicou que as gerações só diferem quanto à importância atribuída aos valores do fator “Realização”. Os achados ajudam os gestores a conhecerem as características das novas gerações e no ambiente acadêmico possibilita repensar práticas educativas.
Abstract: The study analyzes the work values interpreted as significant for students from generations Y and Z of stricto sensu in accounting. The study included 337 stricto sensu graduate students in the Accounting area, 246 from Generation Y and 91 from Z. The work values considered most important were those on job stability and financial independence that made up the Security factor; the least important values were those related to status, sovereignty and prestige that made up the Power factor. The Mann-Whitney test indicated that generations only differ in the importance attributed to the “Accomplishment” factor values. The findings help managers to understand the characteristics of the new generations and makes it possible to academics to rethink educational practices.
Resumen: El estudio analiza los valores del trabajo interpretados como significativos para los estudiantes de posgraduación stricto sensu en contabilidad de las generaciones Y y Z. Participaron 337 estudiantes, 246 de la Generación Y y 91 de la Generación Z. Los valores del trabajo considerados más importantes fueron los de estabilidad laboral e independencia financiera que componen el factor “Seguridad”; valores menos importantes fueron los relacionados al estatus, soberanía y prestigio que componían el factor “Poder”. La prueba de Mann-Whitney indicó que las generaciones sólo difieren en la importancia atribuida a los valores del factor de "Realización". Los hallazgos ayudan a los gestores a conocer las características de las nuevas generaciones y en el ámbito académico permiten repensar las prácticas educativas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63979
ISSN: 1678-2089
2178-9258
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