Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63973
Tipo: Dissertação
Título: Materialidades artísticas visuais como potenciais mediadoras no desenvolvimento do pensamento para a literacia da criança em fase de alfabetização
Autor(es): Marcos, Adriana Isabel Rodrigues
Orientador: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palavras-chave: Arte;Cultura visual;Pensamento;Educação;Literacia;Art;Mind;Visual culture;Education;Literacy
Data do documento: 2021
Citação: MARCOS, Adriana Isabel Rodrigues. Materialidades artísticas visuais como potenciais mediadoras no desenvolvimento do pensamento para a literacia da criança em fase de alfabetização. Orientador: Luís Távora Furtado Ribeiro. 2021. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Ao observarmos os espaços educacionais reduzidos a um funcionalismo que vê na arte um meio de “adorno” das festividades escolares cívicas ou folclóricas e os professores ilhados frente à ferocidade com que se exige resultados em outras competências, consideradas essenciais, e frente aos resultados de testes e avaliações nacionais padronizados, podemos perceber que a subjetividade nem sempre têm encontrado seu lugar na prática docente e quando isso ocorre acaba sendo restrita e limitada, com a ausência de uma experiência mais profunda. Entretanto, pensandoa criança como um sujeito na sua integralidade, isto é, como ser que interage e se forma em um mundo repleto de cultura, conhecimento e valores, mas que ao mesmo tempo se constitui como sujeito ativo e transformador, produtor de cultura e produzido por ela, a nossa proposta de pesquisa é uma investigação centrada em dois momentos e quatro capítulos. Um objeto de investigação histórico-social que reflete, de forma ampla, a estrutura geradora de valores culturais na formação da identidade do povo brasileiro a evolução do pensamento pedagógico em relação ao ensino das artes e da cultura visual e a legislação que incluí o ensino da arte no currículo escolar nos últimos cinquenta anos; as visões e versões de teóricos do desenvolvimento e do pensamento da criança e o núcleo da análise pretendida nesse trabalho: os conceitos de literacia e literacia visual, biologismo e análise de imagens. Refletimos sobre os mecanismos que auxiliem as crianças na comunicação e expressão do seu próprio entendimento e do entendimento humano, a partir dos possíveis diálogos democráticos, decolonizadores e interseccionários, de modo que essa criança possa nutrir seu repertório cultural e desenvolver habilidades que envolvam o seu senso crítico e a criatividade e por fim, sistematizando esses saberes por meio da leitura, da escrita e da reflexão de sua fruição. Por fim, relatos de algumas visualidades e experiências aplicadas ao cotidiano de uma turma do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza/CE. Crê-se que o resultado possibilitará uma reflexão crítica sobre os modos ou mediações para a construção de um olhar que desenvolva nos sujeitos a capacidade imagética e imaginária e a sensibilidade em termos depercepção das sutilezas do mundo, bem como sua competência no âmbito informativo, histórico-culturais, relações entre produções artísticas e leitura de mundo.
Abstract: Observing the educational spaces reduced to a functionalism that sees art as a way to make school life as "adornment" in civic or folk school festivities and teachersisolated from the ferocity with which results are required in other competences consideredessential and in view of the results of standardized national tests and assessments, we can see that subjectivity has not always found its place in teaching practice and when this happens it is being restricted and limited with the absence of a deeper experience. However, thinking of the child as a subject in its entirety, that is, as a being who interacts and is formed in a world full of culture, knowledge, and values, but which at the same time constitutes an active and transforming subject, producer of culture and produced by her, our research proposal is an investigation centered on two moments and four chapters. An object of historical and social investigation that broadly reflects the structure that generates cultural values in the formation of the identity of the Brazilian people, the evolution of pedagogical thinking in relation to the teaching of arts and visual culture and the legislation that includes the teaching of art in the school curriculum for the past fifty years; the views and versions of child development and thought theorists and the core of the analysis intended in this work: the concepts of literacy and visual literacy, biologism and image analysis. We reflect on the mechanisms that help children in the communication and expression of their own understanding and human understanding, based on possible democratic, decolonizing, and intersectional dialogues, so that this child can nurture their cultural repertoire and develop skills that involve their sense critical and creativity, and finally, systematizing this knowledge through reading, writing and reflection on its enjoyment.Finally, reports of some visualities and experiences applied to the daily life of a class of the first year of elementary school in a municipal public school in Fortaleza/CE. It is believed that the result will enable a critical reflection on the ways or mediations for the construction of a look that develops in the subjects the imagery and imaginary capacity and the sensitivity in terms of perception of the subtleties of the world, as well as their competence in the informative sphere, cultural-historical relationships between artistic productions and reading the world.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63973
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_airmarcos.pdf3,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.