Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63941
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Antecedents of entrepreneurship in the career trajectories of junior enterprises alumni |
Título(s) alternativo(s): | Antecedentes do empreendedorismo na trajetória de carreiras de egressos de empresas juniores |
Autor(es): | Ferreira, Aleciane da Silva Moreira Loiola, Elisabeth Gondim, Sônia Maria Guedes |
Palavras-chave: | Entrepreneurship;Entrepreneurial intention;Junior enterprises;Entrepreneurial education;University context |
Data do documento: | 19-Abr-2021 |
Citação: | FERREIRA, A. S.M.; LOIOLA, E.; GONDIM, S. M. G. Antecedents of entrepreneurship in the career trajectories of junior enterprises alumni. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 19, n.8, p. 108-123, jan./dez.2021. |
Resumo: | The objective of this study was to advance the understanding of individual and contextual antecedents of entrepreneurship in the career trajectory of junior enterprises alumni. Semistructured interviews were done with a sample of 15 entrepreneurs. The collected contents were submitted to thematic content analysis of the individual narratives. The results show, among other aspects, that there are multiple motivations for starting a venture and that the experience in junior enterprises helps in the development of attitudes favorable to entrepreneurship. The perception of the interviewees was that university education offers few entrepreneurial training opportunities. In addition, a simplified comprehensive model based on the trajectories analyzed was formulated, which may help guide entrepreneurial educational actions in the university context |
Abstract: | Objetiva-se avançar na compreensão dos antecedentes individuais e contextuais do empreendedorismo na trajetória de carreira de empreendedores egressos de empresas juniores. Entrevistas semiestruturadas foram feitas com 15 empreendedores. As narrativas individuais foram submetidas à análise de conteúdo temático categorial. Os resultados apontam haver motivações múltiplas para empreender e que a experiência em empresas juniores ajuda no desenvolvimento de atitudes favoráveis ao empreendedorismo. Na percepção dos entrevistados, o ensino universitário oferece poucas oportunidades de formação empreendedora. Com base nas trajetórias, foi proposto um modelo compreensivo simplificado, que poderá contribuir para orientar ações educacionais empreendedoras no contexto universitário. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63941 |
Aparece nas coleções: | FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_asmferreira.pdf | 853,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.