Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63914
Tipo: Resumo
Título: Acompanhamento de atividades no Laboratório de Nutrição Animal da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Silva, Barbara Stefanny Braga da
Alves, Francisco Gleyson da Silveira
Carneiro, Maria Socorro de Souza
Palavras-chave: Zootecnia - Estudo e ensino;Nutrição animal
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Barbara Stefanny Braga da; ALVES, Francisco Gleyson da Silveira; CARNEIRO, Maria Socorro de Souza. Acompanhamento de atividades no Laboratório de Nutrição Animal da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: Para um bom exercício profissional do Zootecnista na área de nutrição animal é fundamental aprender as técnicas de determinação da composição química dos alimentos. Uma das formas de adquirir esse conhecimento é por meio do acompanhamento de atividades realizadas no Laboratório de Nutrição Animal da Universidade Federal do Ceará – LANA/DZ/UFC. Nesse resumo pretende-se relatar as atividades realizadas pela bolsista no referido laboratório. Foram realizadas as análises de matéria seca (MS), matéria mineral (MM), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA) do capim-elefante cv. Carajás. No início de todas as análises a amostra que será utilizada na marcha analítica é pesagem com auxilio de uma balança de precisão. A determinação da MS é realizada em duas etapas, primeiramente é feito uma pré-secagem em uma estufa de ventilação forçada a 55 °C e depois é feito a secagem definitiva em estufa de 105 °C. Na determinação da MM a amostra é queimada em uma mufla a 600 °C. A determinação da PB é feita pela digestão ácida da amostra, onde o nitrogênio é transformado em amônia e separado por destilação em uma solução receptora que depois é titulada, onde é determinado a quantidade de nitrogênio total nessa solução. O resultado obtido é aplicado em uma equação, obtendo-se o valor da PB. Para determinação do EE a amostra é colocada em cartuchos de papel celulose e acoplada no extrator, onde o solvente fica lavando e retirando as substâncias insolúveis em água, por cerca de seis horas. Para a determinação de FDN e FDA as amostras são colocadas em sacos de TNT e lavadas com solução de detergente neutro e detergente ácido, respectivamente, a 100 °C. O acompanhamento dessas atividades permitiu obter conhecimento sobre a determinação da composição química dos alimentos usados na alimentação animal e assim exercer com mais saber a futura profissão.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63914
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bsbsilva.pdf45,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.