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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação da drenagem superficial em pista de pouso e decolagem por meio de processamento digital de imagens
Título em inglês: Evalua on of superficial drainage in runway by digital image processing
Autor(es): Gonçalves, Kássia Lopes
Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Palavras-chave: Escoamento superficial;Macrotextura;Aderência
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: TRANSPORTES - https://www.revistatransportes.org.br/anpet
Citação: GONÇALVES, Kássia Lopes; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de. Avaliação da drenagem superficial em pista de pouso e decolagem por meio de processamento digital de imagens. Transportes, v. 29, n.4, p.1-15, 2021.
Resumo: A aderência pneu-pavimento fator preponderante para minimizar episódios de hidro planagem. As metodologias convencionais de avaliação de textura demonstram-se ine ficientes e pouco confiáveis, em razão da intervenção humana no ensaio. Por outro lado, o desenvolvimento de novas tecnologias proporcionou avaliações mais ágeis por inter médio de técnicas como o processamento digital de imagens (PDI). Nesse sen=do, este ar=go tem por obje=vo analisar do escoamento superficial das águas pluviais com ava liação da textura de reves=mentos aeroportuários por meio do processamento digital de imagens. O estudo de campo foi realizado em um aeródromo do estado do Ceará e buscou correlações entre o ensaio de mancha de areia e três metodologias de PDI. Com taxas de sucesso de mais de 70%, segundo a classificação de macrotextura, concluiu-se que o método de contagem de pixels mostrou-se eficiente para análise da macrotextura em situações em que há presença de lâmina d’água no reves=mento.
Abstract: The =repavement adherence is a major factor to minimize episodes of hydroplaning. Conven=onal texture assessment methodologies prove to be inefficient and unreliable, due to human interven=on in the test. On the other hand, the development of new technologies has provided more agile assessments through techniques such as Digital Image Processing (DIP). In this sense, this paper aims to analyze of the superficial runoff of the rainwater with evalua=on of the texture of airport coa=ngs through DIP. The field study was carriead out at an aerodromo in the state of Ceará and sought correla=ons between the Sand Patch Test and the three DIP methodologies presented. With success rates of more than 70% according to the macrotexture classifica=on, it was concluded that the pixel coun=ng method proved to be efficient for analyzing the macrotexture in situa=ons where there is a presence of water in the pavement.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63766
ISSN: 2237-1346
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