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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise técnico-econômica dos métodos construtivos de paredes diafragma moldadas in loco, estacas-prancha e estacas secantes
Título em inglês: Techno-economic analysis of the constructive methods of cast in loco diaphragm wall, steel sheet pile and secant pile
Autor(es): Monteiro, Fernando Feitosa
Monteiro, Rodrigo Costa Lima
Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Aguiar, Marcos Fábio Porto de
Matos, Yago Machado Pereira de
Palavras-chave: Análise técnico-econômica;Contenção;Infraestrutura urbana
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Engenharia Civil IMED - https://seer.imed.edu.br/index.php/revistaec
Citação: MONTEIRO, Fernando Feitosa; MONTEIRO, Rodrigo Costa Lima; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de; AGUIAR, Marcos Fábio Porto de; MATOS, Yago Machado Pereira de. Análise técnico-econômica dos métodos construtivos de paredes diafragma moldadas in loco, estacas-prancha e estacas secantes. Revista de Engenharia Civil IMED, Passo Fundo, v. 4, n. 2, p. 3-19, Jul.-Dez. 2017.
Resumo: Neste trabalho, é apresentado um estudo técnico-econômico sobre os métodos de contenção de parede diafragma moldada in loco, estaca-prancha e estaca secante em obras de infraestrutura urbana e turísticas localizadas no município de Fortaleza, capital do Ceará. O estudo de caso analisou os custos relacionados à construção e às manutenções preventivas periódicas, além de aspectos técnicos e executivos dos métodos utilizados. Verificou-se que, apesar de possuir maiores vantagens técnicas, a estaca secante ainda é um processo de execução com custo superior ao da parede diafragma moldada in loco. Sendo assim, por razões de viabilidade econômica e, ainda sendo uma ótima alternativa de contenção, a parede diafragma moldada in loco mostrou-se o método mais vantajoso. Desse modo, pretende-se que este trabalho auxilie futuros estudos e a tomada de decisão por profissionais, empresas e órgãos públicos que venham a realizar obras de contenção do solo no contexto urbano.
Abstract: This paper presents a technical and economic study, on retaining wall methods as the molded in place diaphragm wall, sheet pile and secant pile, used in urban infrastructure and touristic construction sites located in Fortaleza, Ceará. The case study of this paper analyzed the construction and preventive maintenance costs, and technical and execution aspects of the methods used in tunnel works of Santos Dumont Avenue with Expressway, the Ceará Aquarium and the Rotary Tunnel at Castelão Arena. Despite having major technical advantages, the Secant Pile is still a executive process with significantly higher cost than molded in place diaphragm wall. Thus, for reasons of economic viability and still being a great contention method, the molded in place diaphragm wall becomes the most advantageous method.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63751
ISSN: 2358-6508
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