Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63744
Type: Artigo de Periódico
Title: Modelagem de um sistema de gestão na Educação a Distância no Brasil utilizando redes de Petri Coloridas
Title in English: Modelling distance education management system in Brazil using coloured Petri nets
Authors: Araújo, Régia Talina Silva
Araújo, Manuel Edervaldo Souto
Medeiros, Fátima Nelsizeuma Sombra de
Barroso, Giovanni Cordeiro
Keywords: Gestão;Educação à distância;Modelagem;Redes de Petri coloridas;Modelagem em redes de Petri coloridas (RPC)
Issue Date: 2015
Publisher: Ingeniare. Revista chilena - https://www.ingeniare.cl
Citation: ARAÚJO, Régia Talina Silva; ARAÚJO, Manuel Edervaldo Souto; MEDEIROS, Fátima Nelsizeuma Sombra de; BARROSO, Giovanni Cordeiro. Modelagem de um sistema de gestão na Educação a Distância no Brasil utilizando redes de Petri Coloridas. Ingeniare. Revista chilena de ingeniería, v. 23, n. 1, p. 145-158, 2015.
Abstract in Brazilian Portuguese: A gestão é uma prática que envolve planejamento, organização, direção, controle e acompanhamento de atividades. Este trabalho apresenta a modelagem em redes de Petri coloridas (RPC) de um sistema de gestão em Programas de Educação a Distância (EaD), em instituição pública de ensino no Brasil. É importante ressaltar que a gestão envolve alto grau de complexidade, pois para implantar e manter os cursos há necessidade de integrar um conjunto de processos que se influenciam mutuamente, visando o alcance de metas pré-definidas. Para isso há divisão de tarefas, atribuições de responsabilidades, definição de níveis de autoridade e estabelecimento de mecanismos de comunicação. O sistema de gestão sistêmica atualmente aplicado nos cursos ofertados na modalidade a distância no IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), compreende cinco grandes pilares, que são: institucional, pedagógico, tecnológico, administrativo-financeiro e recursos humanos. O escopo deste trabalho trata da modelagem do processo de gestão administrativo-financeira em redes de Petri coloridas. A análise do modelo ajudou a identificar e melhorar as ações/atividades desenvolvidas nesse processo e permitiu uma visualização gráfica do fluxo do processo administrativo-financeiro auxiliando a equipe da IES (Instituição de Ensino Superior) nas ações de planejamento e execução dos recursos captados para oferta dos cursos na modalidade a distância. Outro aspecto importante do resultado da modelagem refere-se à transformação de conhecimento tácito em conhecimento explicito. Sendo assim, a execução do processo administrativo-financeiro torna-se menos dependente das pessoas envolvidas na elaboração do próprio processo.
Abstract: Management is a practice that encompasses planning, organization, guidance, control and monitoring of activities in terms of means and ends. This paper presents a management system modelling for Distance Education in programs offered in Brazilian public institutions, using colored Petri nets. Moreover, it is important to mention that management acquires a high degree of complexity due to the fact that in order to deploy and maintain the distance learning courses, a set of processes that integrate and influence each other, aiming to reach pre-defined goals is required. Therefore, in order to achieve this level of complexity, this job involves tasks such as work division, responsibility assignments, setting levels of authority and to establish communication mechanisms. Accordingly, the systemic management system, currently applied to distance learning courses offered by IFCE (Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará), comprises five major pillars which are: institutional, educational, technological,
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63744
ISSN: 0718-3291 Versión Impresa
0718-3305 Versión en línea
Appears in Collections:DETE - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_rtsaraujo.pdf3,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.