Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63734
Tipo: Resumo
Título: Relato de experiência: atividades desenvolvidas por um bolsista de iniciação acadêmica no Laboratório de Metabolismo, Exercício e Nutrição – LAMEN
Autor(es): Cruz, Bruno Freire
Carmo, John Eudes Clemente do
Sousa, Lucas Tobias de
Sousa, Lígia Maria Martins de
Brito, Luciana Catunda
Palavras-chave: Aconselhamento em nutrição;Ensino profissional
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CRUZ, Bruno Freire; CARMO, John Eudes Clemente do; SOUSA, Lucas Tobias de; SOUSA, Lígia Maria Martins de; BRITO, Luciana Catunda. Relato de experiência: atividades desenvolvidas por um bolsista de iniciação acadêmica no Laboratório de Metabolismo, Exercício e Nutrição – LAMEN. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: Introdução: As atividades foram desenvolvidas no Laboratório de Metabolismo Exercício e Nutrição – LAMEN do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará – UFC. Tais ações foram de acompanhamento e intervenção em um projeto de extensão que presta assistência nutricional a adultos e idosos participantes de um programa de exercício intitulado Saúde em Movimento. Este projeto de extensão visa identificar o estado nutricional e promover intervenções individuais e coletivas aos participantes do programa de exercício. Em paralelo, também são realizadas pesquisas nas áreas da nutrição, saúde e qualidade de vida. As atividades supracitadas são orientadas e supervisionadas pela professora Luciana Catunda Brito. As principais atividades desenvolvidas foram avaliação do perfil sócio demográfico, do estado nutricional por meio de medidas antropométricas, avaliação do consumo alimentar e aplicação de questionários sobre percepção de imagem corporal e de conhecimento em Nutrição. Objetivo: Desenvolver o conhecimento e aprofundar o aprendizado em áreas estudadas pelo laboratório, além de auxiliar a professora na assistência nutricional prestada. Metodologia: Este estudo trata-se de um relato de experiência que teve por objetivo apresentar as vivências pertinentes às atividades relacionadas à bolsa de Iniciação Acadêmica que ocorreram durante o período como bolsista no Laboratório de Metabolismo Exercício e Nutrição – LAMEN. Resultados: Foi possível diagnosticar o estado nutricional, a percepção da imagem corporal, conhecimento em Nutrição e realizar intervenções nutricionais individuais e coletivas em participantes do Programa Saúde em Movimento e assim contribuir para uma melhoria da saúde e da qualidade de vida desta população. Conclusão: Foi possível vivenciar a aplicação prática de conhecimentos teóricos pertinentes ao meu processo de formação além do contato com a realidade da população assistida pelo programa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63734
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bfcruz.pdf72,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.