Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6371
Type: | Dissertação |
Title: | Dois pra lá, dois pra cá: a construção dos modelos de masculinidade e feminilidade na academia de dança de salão |
Title in English: | Two go, two out here: the construction of models of masculinity and femininity in the academy of ballroom dancing |
Authors: | Pereira, Germana Cleide |
Advisor: | Diógenes, Glória Maria dos Santos |
Keywords: | Dance;Dança de salão - Aspectos sociais - Fortaleza(CE);Relação homem-mulher - Aspectos sociais - Fortaleza(CE);Dançarinos - Fortaleza(CE) - Atitudes |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | www.teses.ufc.br |
Citation: | PEREIRA, Germana Cleide. Dois pra lá, dois pra cá: a construção dos modelos de masculinidade e feminilidade na academia de dança de salão. 2011. 170f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2011. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo dessa pesquisa é analisar a construção dos papéis masculinos e femininos na academia de dança de salão. Para isso, foram tomados os espaços do salão de dança do Projeto Dançar Faz Bem, o processo de ensino-aprendizagem dessa atividade, as normas da academia e especialmente as disposições técnicas e estéticas dos dançarinos para a produção de um corpo-dança apropriado a damas e cavalheiros. Desse modo, foram analisados corpos, gestos e performances de professores e alunos, durante as aulas, as interações entre homens e mulheres e o ritual da escola de dança com seus ensinamentos a iniciantes e veteranos. |
Abstract: | The objective of this research is to analyze the construction of male and female roles in the Academy of ballroom dancing. For this, the spaces were taken ballroom dancing Project Does Well, the process of teaching and learning of this activity, the rules of the academy and especially the technical and aesthetic dancers to produce a body-suited to dancing ladies and gentlemen. Thus, we analyzed the bodies, gestures and performances by teachers and students during the lessons, interactions between men and women and ritual dance school with its teaching beginners and veterans. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6371 |
Appears in Collections: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011-DIS-GCPEREIRA.pdf | 934,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.